No último sábado (26) aconteceu a mostra 315 em 1 na Cinemateca de Curitiba. A mostra surgiu de uma parceria entre a Fundação Cultural de Curitiba e a Pulp Idéias e Conteúdo – uma agência diferente. A coluna Kinoputz conversou com a Patrícia Papp da Pulp (quase a língua do pê) para saber como foi organizar uma mostra com vídeos de um minuto enviados pela internet sobre o aniversário da cidade. No final da coluna, Patrícia indica o Top 5 da mostra com os links para os vídeos.

O curitibano é um povo frio, certo? Que dirá os jovens curitibanos, cheios de aversões ao estranho e ao público. Elaborar uma ação que envolvesse o pessoas de 15 a 29 anos com o aniversário da cidade parecia algo próximo ao impossível, até que surgiu uma idéia – incentivar as pessoas a fazerem vídeos de um minuto sobre Curitiba e enviar pela internet.

“A gente queria criar uma ação diferenciada para quem normalmente não se envolve com a comemoração do aniversário da cidade”. Patrícia diz que aproveitou o que o pessoal já costuma fazer – pequenos vídeos sobre o cotidiano para publicar em blogs ou enviar para os amigos por e-mail – para movimentar a galera que fica enfurnada na internet o dia todo.

O resultado foi surpreendente. “A idéia era que as pessoas não deixassem de fazer por falta de recursos. Valia vídeo de celular, com seqüência de fotos, qualquer coisa. O importante era fazer o vídeo e enviar”. Patrícia conta que ficou admirada com o vídeo
A Gralha em que uma mulher canta para uma gralha pululante. “A mulher mora num bairro afastado e nunca tinha ido até a Cinemateca, foi lá ver o vídeo dela cantando. É tão esquisito que é legal. Para mim é o grande destaque de participação”. Patrícia e mais dois sócios fundaram a Pulp há um ano e dois meses querendo fazer comunicação de um jeito diferente.

“Tem ação que é um CD ou uma camiseta. Não temos uma tabela de mídia, cada projeto é diferente do outro”. O contato que ela tem com os alunos da Lemon School, onde dá aula, também ajuda a refrescar as idéias. “Para quem é novo na publicidade, isso que a gente faz é até natural. Difícil é falar o que a gente faz para uma pessoa velha no mercado”.

Top 5 da mostra 315 em 1:

Catedral –  É uma animação de massinha muito bacana, bem feito e bonito.

O Inquilino do Barigüi – É sobre o jacaré do parque Barigui, muito engraçado porque aparece uma pessoa vestida de jacaré.

Proibidão.CWB – Hilário! Foi o vídeo que teve mais views da mostra. Acho legal a brincadeira com aquela placa super estranha.

Jukebus – O vídeo faz uma comparação com outra cidade. É um elogio a Curitiba.

Mostarda e vina – Brinca com a forma do curitibano falar numa narrativa clássica.