A 3ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva não perdoou nenhum dos envolvidos no bate-boca no final do jogo entre Paraná e Vitória, em Salvador, em 11 de julho. O lateral Fernandinho foi suspenso por quatro jogos. O gerente de futebol Alex Brasil e o supervisor Fernando Leite foram suspensos por 45 dias. As punições ocorreram com base na súmula assinada pelo árbitro Felipe Duarte Varejão, que alegou ter sido ofendido pelos três paranistas.

No entanto, Varejão e o bandeirinha Maciel Linhares foram denunciados pelo Paraná e, no mesmo julgamento de ontem, acabaram punidos com suspensão de 30 dias. O clube acusou Varejão de ter mentido na súmula e ter ofendido jogadores. E Linhares de agressão contra Fernandinho.
Os cinco punidos ainda podem recorrer à instância superior, ao Pleno do STJD.

Para Brasil e Leite, a suspensão tem pouco efeito. Eles continuam trabalhando normalmente, mas não poderão circular em setores específicos do estádio em dias de jogo (como os vestiários, por exemplo).

Fernandinho foi punido com base no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de ofensas e prevê suspensão de até seis jogos.

Alex Brasil acabou enquadrado nos artigos 258 (atitude contrária à disciplina) e 243-C (ameaças), que somados poderiam render 300 dias de suspensão. Fernando foi suspenso com base no 243-C e no 243-F – somados chegariam ao máximo de 210 dias.

Varejão caiu no artigo 266, que trata de deixar de relatar as ocorrências disciplinares da partida e prevê suspensão de até 360 dias. Linhares foi punido no artigo 258.

O Paraná foi representado no STJD pelo advogado Itamar Cortes, que no julgamento questionou a veracidade da súmula e também denunciou a agressão do bandeirinha contra Fernandinho. Alex Brasil também esteve no STJD, no Rio de Janeiro, e negou que tenha ameaçado de morte o árbitro, conforme foi relatado na súmula.

 


Na Vila

Ricardinho
O técnico Ricardinho ficou irritado com o desempenho da equipe na derrota para o Ipatinga, na terça-feira. Foi um péssimo resultado, em todos os sentidos e circunstâncias. Não jogamos nada. Eu, como comandante, tenho a responsabilidade e assumo isso, a responsabilidade pela derrota. Sinceramente, me sinto envergonhado pelo que nós produzimos hoje, ou deixamos de produzir, declarou o técnico. Uma equipe que quer chegar, como a nossa, que quer estar entre os quatro, podemos até perder. Perder faz parte da nossa profissão, mas não da forma que perdemos, independente do adversário. O Ipatinga venceu porque teve mais vontade e foi mais determinado, afirmou. Marca, marca, marca e sobra uma bolinha e a gente faz.

Escalação
O lateral-direito Paulo Henrique, o meia Wendel e o volante Zé Luis estão suspensos por cartões amarelos e não enfrentam o ASA, sábado em Arapiraca. O zagueiro Alex Alves se recupera de entorse no joelho e tem chances de retornar. Fernandinho só joga se conseguir um efeito suspensivo.