O município de Arapuã recebeu nesta quarta-feira (12) a Declaração de Território Livre do Analfabetismo. Esta é a oitava cidade contemplada com essa declaração. Cerca de 2 mil pessoas participaram de uma caminhada pelas ruas centrais da cidade até a cerimônia oficial, que aconteceu no Salão da Igreja São José.

Superar o analfabetismo significa resgatar a dívida histórica da sociedade paranaense para com aquelas pessoas que não tiveram acesso à escolarização, oferecendo e garantindo uma melhor qualidade de vida e cidadania para todos esses cidadãos, disse a coordenadora do programa Paraná Alfabetizado, Izabel Cordeiro Ribas Andrade, que na ocasião representou a secretária de Educação Yvelise Arco-Verde.

Um município é considerado livre do analfabetismo se a taxa chegar a 4%, índice utilizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). No município de Arapuã, até o ano 2000 a taxa de analfabetos era uma das mais altas do Paraná. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este índice representava 21% da população com 15 anos ou mais. Com o programa Paraná Alfabetizado atuando desde 2004, essa taxa foi reduzida para 3,72%.

A ação em prol de superar o analfabetismo faz parte do compromisso do Governo de promover a alfabetização e resgatar a cidadania de milhares de paranaenses. Através do programa Paraná Alfabetizado, a sociedade se mobilizou e acabou com o analfabetismo em 34 municípios do Estado. Até o final de 2010, mais 117 serão declarados.

Por isso agora quando o agente IBGE for até a sua residência para fazer nova pesquisa do Censo afirme sem temer que já sabe ler e escrever, dessa forma mudaremos o panorama do analfabetismo no Paraná, disse Izabel, ao se referir ao novo Censo que será realizado em todo Brasil agora em 2010.

Que dia especial estamos vivendo em Arapuã. Hoje nosso município está sendo declarado território livre do analfabetismo. É uma conquista de todos os cidadãos que com muito empenho e dedicação trabalharam em torno deste objetivo, disse o prefeito Deodato Matias.

Para Boa-Ventura Afonso da Cruz, aluno que foi alfabetizado pelo programa, saber ler e escrever hoje é uma vitória. Ser letrado sempre foi um sonho, mas devido a tantas dificuldade nunca tive a chance. Hoje sou alfabetizado, feliz por estar concluindo o curso de técnico em montagem e manutenção de antenas parabólicas, contou.

Nossa cidade tem recebido do Governo do Estado muitos benefícios. Agradecemos muito ao governador Orlando Pessuti, por todas as melhorias recebidas. Fomos agraciados com três novos ônibus para o transporte escolar, ganhamos também a Biblioteca Cidadã, além de diversas obras e reformas nas escolas e a construção de quadras cobertas, disse o prefeito.

O programa Paraná Alfabetizado foi criado pela Secretaria de Estado da Educação em agosto de 2004 e é desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação, com as prefeituras e com organizações da sociedade civil. Desde sua criação já passaram pelas 23 mil turmas de alfabetização mais de 360 mil pessoas. Para 2010, a meta é alfabetizar 100 mil pessoas, num esforço de coletividade com os municípios.

Além de Arapuã, serão declarados territórios livres do analfabetismo os municípios de Fernandes Pinheiro, Flórida, Japira, Pitangueiras, Paranapoema, Nova Aliança do Ivaí, Porto Rico, Santa Mônica, São Jorge do Oeste, Serranópolis do Iguaçu, Itaipulândia, Sulina, Paulo Frontin, Maripa, Nova Santa Rosa, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Santa Cecília do Pavão, Rancho Alegre, Leópolis, Cafelândia, Iguatu, Iretama, Pérola do Oeste, Bela Vista da Caroba, Pranchita, Pinhal de São Bento e Bom Jesus do Sul.