O La Samanna, da coleção Orient-Express Hotels Ltd., é considerado o hotel mais luxuoso de St. Martin. Localizado em Baie Longue, uma das praias mais compridas, em um edifício elegante e recluso, este exclusivo endereço no Caribe possui design arquitetônico diferenciado que serviu de inspiração para outros empreendimentos na região.

Seus 83 quartos são luxuosos e têm decoração em branco com toques de cor nos acessórios, como travesseiros, abajures, tapetes e obras de arte. A piscina oferece uma visão espetacular da praia e do Mar do Caribe, enquanto o bar é um mix eclético: uma tenda indiana de casamento cobre o teto, enquanto um rinoceronte e um leão de madeira em tamanho natural observam os hóspedes.

La Samanna foi construído em 13 meses e inaugurado em 7 de dezembro de 1973. O hotel foi concebido pelo lendário arquiteto Happy Ward, responsável por diversas casas no Caribe. Como o hotel original não tinha ar-condicionado, cada vila foi idealizada e situada para tirar proveito das brisas que sopram de direções diferentes, proporcionado aos hóspedes um ar-condicionado natural.

O hotel, em si, exala informalidade, privacidade e elegância. Entre as facilidades, duas piscinas, quadras de tênis, fitness center, SPA, três restaurantes (Trellis, Interlude e La Cave) e um terraço para jantares com a vista mais espetacular da ilha.


CONFIRA OUTRAS PARTICULARIDADES DO LA SAMANNA

. Oferece uma rota alternativa, com transfers de barco disponíveis a partir do Aeroporto Princesa Juliana diretamente para o resort. Na chegada, as malas dos hóspedes são levadas de carro ao resort, enquanto eles seguem para um passeio de 30 minutos pela Baía da Lagoa Simpson e pelas maravilhosas praias de St. Martin.

. Para se refrescar, os hóspedes são recepcionados com uma toalha resfriada com aroma de Ylang-Ylang (ingrediente essencial para o perfume Chanel No 5), e recebem uma garrafa de rum branco local para criar o próprio drinque de boas-vindas.

. A adega possui mais de 12 mil garrafas de vinho, de 410 variedades, incluindo 146 rótulos diferentes de Bordeaux. A garrafa mais cara é um Romanée-Conti de 1998, comercializado a US$ 4.000.

. O rótulo particular da adega – Hospice de Beaune La Samanna – é considerado um dos melhores da região.

. La Cave oferece, ainda, uma farta variedade de queijos para harmonizar com alguns dos melhores vinhos do mundo. Nesse local, os hóspedes podem degustar uma criteriosa seleção de vinhos harmonizados de queijos artesanais, envelhecidos à perfeição, como um Salers harmonizado com o vinho Alpha Montes Chardonnay ou um queijo Morbier harmonizado com Chablis Laroche Chardonnay.

. Um churrasco particular de lagosta pode ser organizado na praia. A lagosta caribenha é diferente das demais, pois não possui pinças. Colhidas diariamente por pescadores, essas iguarias são entregues pela manhã, resultando em um banquete fresco.

. La Samanna é a musa de Roland Richardson, um dos mais destacados pintores do Caribe, cuja reputação como pai do Impressionismo caribenho cresceu nas últimas décadas. Hóspedes podem encontrá-lo com frequência, pintando ao ar livre, trabalhando no campo, sempre com um objeto vivo. Suas exposições anuais particulares e públicas no La Samanna reúnem mais de 100 belos trabalhos de pintura a óleo, aquarela, pastel, carvão e gravuras manuais.

. Se o assunto é amenities, as do resort são da L’Occitane. Hóspedes são tratados com o sabonete de leite e xampus e condicionadores enriquecidos com óleo de amêndoa doce da linha Angelica.

. O fato de La Samanna ser o único hotel da Baie Longue significa que sua clientela tem muito mais lugares na praia. Amplo espaço é dado entre as cadeiras, que acompanham uma mesa e guarda-sol. O serviço de praia inclui garrafas de água gelada, kebabs de frutas e sorvetes.

. La Samanna possui o único estúdio de Pilates do Caribe. A mestre Angie Sollinger tem mais de 1.000 horas de treino em Nova York e na Pensilvânia, certificado da AFA e mais de 20 anos de experiência. Hoje, oferece aos hóspedes aulas particulares introdutórias e avançadas.

. O drinque especial do resort, Baie Longue Blue, foi criado por Orlando Philgene, bartender há 25 anos. Sua maravilhosa mixologia mescla runs branco e escuro, suco de abacaxi, creme de coco e um toque de Curaçao.

. Furacões são corriqueiros no Caribe, e o La Samanna nem sempre foi poupado. Felizmente, a praia onde está situado o La Samanna é muito resistente, permitindo, após cada furacão, que a faixa de areia se recompusesse naturalmente. Baie Longue (Baía Longa) tem, aproximadamente, 1,6 km de extensão. O hotel fica num terço da praia, em uma formação rochosa de 15 metros que cria uma fronteira do lado sudeste da propriedade. O penhasco tem uma vista maravilhosa e cai direto no oceano, criando um ponto favorecido para snorkel e observação da vida marinha.

. St. Martin é metade francesa e metade holandesa, mas não há formalidades alfandegárias entre as duas. A fronteira é marcada apenas por dois sinais de boas-vindas em cada lado de um obelisco que serve como Monumento da Fronteira. Um diz Bienvenue en Partie Francaise e outro, Welcome to Dutch Sint Maarten, N.A. A parte francesa é, atualmente, uma subprefeitura de Guadalupe.

. Algumas das celebridades hospedadas no La Samanna incluem: Danny Devito e Rhea Pearlman, Kevin Kline e Phoebe Cates, o autor Daniel Yergin, o designer Elie Tahari, o diretor de Sinais e O Sexto Sentido, M. Night Shyamalan, e, recentemente, Salma Hayek.

. Quatro grandes cabanas de praia, com piso de madeira, elevam o nível de relaxamento na praia. Cada uma delas é equipada com chaise longues grossas e almofadadas, com farta oferta de travesseiros, além de minis iPods, champagne e serviços de um atendente para garantir água gelada, toalhas limpas e almoço no momento certo, além de serviços de mordomo.


NOTAS

Air Europa no Brasil
A companhia aérea espanhola Air Europa estreou no final de 2013 um voo ligando Madri ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Segundo o diretor geral da Air Europa no Brasil, Luís Sobrinho, a ocupação do voo inaugural foi de 97%. Esperamos ter um grande fluxo de passageiros viajando da Europa para o Brasil em 2014 em virtude da Copa do Mundo, mas neste começo de operação nosso foco está no grande fluxo de brasileiros que viajam para a Europa, disse o executivo. A expectativa da companhia é que os voos partam de Guarulhos com ocupação média de 80%. A nova rota é operada em aeronaves Airbus 330-200 para 299 passageiros, e possui cinco frequências semanais. Os voos partem da capital espanhola às segundas, quartas, quintas, sextas e domingos às 15h10 e chegam a São Paulo às 23h25. No sentido inverso, os voos decolam do Aeroporto de Guarulhos à 1h25 e aterrissam em Madri às 14h45, partindo às segundas, terças, quintas, sextas e sábado.
 
Pontualidade brasileira 1
De acordo com levantamento realizado pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), o índice de pontualidade das companhias aéreas brasileiras chegou a 85% entre janeiro e outubro de 2013. O resultado coloca as empresas brasileiras à frente das aéreas dos Estados Unidos, que no mesmo período registraram índice de 79% de pontualidade. A pesquisa foi realizada com base nos registros da Anac e do DOT, Departamento de Transporte dos Estados Unidos.

Pontualidade brasileira 2
O resultado revela melhora se comparado aos dados de 2012, quando o índice brasileiro ficou em 79% e o índice norte-americano, considerado um dos melhores do mundo segundo os padrões internacionais, foi de 82%. O índice de pontualidade pesquisado considerou a faixa de 15 minutos de tolerância. Entre os fatores que mais comprometem a pontualidade dos voos, as condições meteorológicas estão entre os principais influenciadores. Em 2012, 15% dos voos atrasados foram motivados por fatores climáticos, enquanto em 2013, o índice subiu para 21%.