A Prefeitura de Curitiba lança nesta terça-feira (1) um perfil no Twitter (twitter.com/curitiba_PMC), serviço na internet usado para divulgar informações em mensagens curtas. A postagem de informações ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal da Comunicação Social, que divulgará notícias, notas de utilidade pública, serviços e campanhas educativas da Prefeitura. Criado em março de 2006, o Twitter se transformou em uma rede social mundial pela qual é possível saber o que pessoas, empresas e instituições estão fazendo, de forma objetiva e instantânea. As mensagens no Twitter têm apenas 140 caracteres e são usadas para compartilhar idéias, divulgar serviços e projetos. No Brasil, o governo federal já está no Twitter. Os governos de São Paulo, Pernambuco, Alagoas e Bahia e as prefeituras de Fortaleza, São Luis e Recife são outros exemplos de órgãos públicos que usam a ferramenta na internet. O Brasil é o país onde o Twitter possui maior aceitação entre os internautas, superando Estados Unidos e Reino Unido, segundo pesquisa feita em junho pela Ibope Nielsen Online, empresa especializada em medição de audiência de Internet. De acordo com o estudo, 15% dos cerca de 34 milhões de brasileiros que acessam a Internet visitam o Twitter. O Brasil é seguido pelos EUA, onde 11% dos internautas acessam o serviço, e pelo Reino Unido, com 9%.