A coluna desta quarta-feira (15) no JE:

Obedientes como um cavalo com os olhos vendados, os deputados cumpriram ontem a última missão antes do início do recesso na Assembleia. A aprovação do projeto que autoriza o governo Requião a aceitar a proposta do governo de Alagoas, no valor de R$ 106 milhões, para quitar dívida com o Estado do Paraná era tão garantida que muitos parlamentares sequer esperaram o fim da sessão de ontem para embarcar para férias européias.
Mas não bastava a aprovação do projeto, os deputados governistas tinham que assinar um ‘cheque em branco’ autorizando Requião a usar como bem entender o dinheiro recebido dos alagoanos.
Assim, foi rejeitada, já na Comissão de Finanças, a emenda apresentada pela bancada de oposição que obrigava o governo Requião a usar o valor recebido de Alagoas para pagar dívida com a União herdada do processo de privatização do Banestado.
A defesa dos oposicionistas é mais do que justa já que, por conta desta pendência com a União, o Paraná tem sido multado todos os meses em R$ 4 milhões pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e, caso a situação não seja resolvida, em breve o Estado pode ficar proibido de contratar empréstimos e receber recursos federais.

Filiação
A família de Gilmar Yared – um dos jovens mortos no acidente provocado pelo ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho – fez apelo ontem para que os partidos políticos não aceitem pedido de filiação de Carli Filho, que foi expulso do PSB na última semana.

Na Europa
Ao menos três dos 54 deputados estaduais vão aproveitar o recesso parlamentar para dar uma esticadinha na Europa. Os roteiros incluem desde os países nórdicos até o paradisíaco litoral italiano.

Amebas
Requião escalou o prefeito da Lapa, Paulo Furiatti (PMDB), para desancar o programa CQC na ‘escolinha’ da manhã de ontem. “Garotos alegres com inteligência de ameba, que estão nos camarins”, disparou o peemedebista.

Desarmamento
Um projeto do deputado Douglas Fabrício (PPS) quer proibir que pessoas armadas entrem em boates, cinemas, teatros, clubes e estádios instalados no Paraná. Antes de ser voltada em sessão plenária, será analisada pelas comissões de Constituição e Justiça; Indústria, Comércio e Turismo e de Segurança.

Creches
Os deputados petistas protocolaram ontem na Assembleia requerimento ao governador Requião, solicitando que seja mantido o funcionamento dos Centros Educacionais Infantis (CEI), que atendem filhos de servidores de órgãos públicos do Estado.

Cortado
No próximo semestre, quatro escolas de Curitiba e uma em Londrina que atendem filhos vão fechar as portas, deixando aproximadamente  300 crianças sem atendimento. Os CEIS recebiam recursos mensais do governo do Estado. Neste ano o subsídio foi cortado.

Flanelinhas
40 flanelinhas de Curitiba já têm carteira de trabalho com registro profissional de “guardador e lavador de veículos”. A informação é do Ministério do Trabalho. A profissão é regulamentada por lei federal, mas em Curitiba, o vereador Jair Cézar (PSDB) é o responsável pela defesa da causa.

Afrodescendentes
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia aprovou ontem projeto de lei, que prevê reserva de vaga para afrodescendentes nos concursos públicos realizados no Paraná. O projeto agora passará pela análise das demais comissões permanentes antes de ir à plenário.

FATOS OU BOATOS?
O presidente do PMDB do Paraná, deputado Waldir Pugliesi, levou tremendo susto ao ser presenteado pela presidente estadual do PT, Gleisi Hoffmann, com um buquê de flores na reunião da noite da última segunda-feira. Cercado pelos correligionários, Pugliesi ficou sem reação diante da gentileza.

FRASE DO DIA
“Governador Requião: Obrigado pelas bobagens que o senhor vem inventando. A incrível repercussão da matéria é obra sua. Valeu!”, do apresentador do programa CQC da Bandeirantes, ironizando, via Twitter, os comentários do governador sobre a reportagem que denunciou o uso eleitoral da distribuição de ônibus escolares no Paraná.

RÁPIDAS
A chapa encabeçada pelo senador Alvaro Dias (PSDB) foi derrotada, por 8 votos a 3, e a presidência da CPI da Petrobrás, conforme previsto, ficou nas mãos do governo, com o senador João Pedro (PT/AM). O paranaense cobrou insistentemente a instalação da CPI nas últimas semanas.***Resultado de exame da Secretaria de Saúde descartou a suspeita de que uma servidora do Tribunal de Contas do Paraná (TCE) pudesse ter contraído o vírus da gripe A. No dia 26 de junho, ao retornar de viagem à Argentina, a servidora, que trabalha na secretaria do Ministério Público de Contas (MPjTC), apresentou sintomas da gripe suína. Devido à suspeita, 20 profissionais que trabalham no setor ficaram afastados do trabalho durante cinco dias.