Pedro Ribas/SMCS

O prefeito Rafael Greca anunciou ontem que a advogada Cibele Fernandes Dias assumirá a sua chefia de gabinete. Ela substitui João Alfredo Costa, exonerado do cargo na semana passada. Mestre e doutora em Direito e professora de Direito Constitucional há 19 anos, Cibele já fazia parte da equipe do prefeito, ocupando a função de assessora técnica. “É uma servidora pública de grande sensibilidade política, caráter irrepreensível e notável capacidade jurídica”, disse Greca sobre a nomeação.

Foco
Como chefe de Gabinete, Cibele diz pretender colocar em prática o que ensina em sala de aula. “Uso minha experiência e conhecimento técnico para auxiliar o prefeito em suas tomadas de decisões. O objetivo sempre será manter e fortalecer a gestão eficiente e transparente, pautada pela razão, pela legalidade e sempre com foco na promoção e no respeito ao cidadão”, disse ela.

Afronta
O deputado federal paranaense Rubens Bueno (PPS) reagiu com indignação às declarações do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que em discurso na cerimônia do 211° aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais, na sede da Marinha, no Rio, disse que democracia e liberdade só existem “quando as Forças Armadas assim o querem”. “Trata-se de uma afronta aos Três Poderes e à Constituição. Espero que ele explique direito o que quis dizer. Se isso não for esclarecido, vão começar a surgir dúvidas sobre sua real intenção no governo. Um homem eleito pelo povo jamais poderia falar uma coisa dessas”, afirmou Bueno.

Complicação
Para o deputado, as constantes polêmicas criadas por ações e afirmações de Bolsonaro e familiares já passaram em muito dos limites. “É difícil que se passe uma semana sem polêmica ou uma crise criada pelo próprio governo. E olha que ainda nem começamos a analisar a reforma da Previdência no Congresso. Do jeito que a coisa vai o cenário começa a se complicar”, alertou.

Título
Desde ontem, eleitores que deixaram de votar e não justificaram ausência às urnas nas últimas 3 votações já podem regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral. Para isso, basta comparecer ao cartório eleitoral portando documento oficial com foto. Caso não procurem a Justiça Eleitoral até o dia 6 de maio, terão seus títulos cancelados no período de 17 a 20 de maio. No Paraná, mais de 114 mil eleitores que não votaram nem justificaram a ausência nas últimas eleições correm o risco de ter o documento cassado.

Regularização
Os eleitores podem consultar a sua situação pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso tenham alguma pendência, é possível emitir o boleto para pagamento de multa pelo próprio site. Mas a regularização da situação só se efetiva com o comparecimento do eleitor ao cartório em posse do comprovante de pagamento da multa para que sejam realizados os devidos registros no sistema.

Transparência
Londrina conquistou o título de cidade mais transparente do Brasil, de acordo com a Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU) e divulgada na última quarta-feira. O município saltou do 585° lugar em 2016, entre os 671 municípios avaliados, para 20ª posição em dezembro do ano passado e agora para o 1º lugar, após revisão do último ranking pela CGU, solicitada pela prefeitura.Londrina assumiu o topo do ranking da transparência ao lado da cidade de Serra (ES), ambas com nota 9,95. No Paraná, Sarandi aparece em 8º lugar e Curitiba na 11ª posição.