No domingo (5) aconteceu a 18ª Parada da Diversidade de Curitiba. Milhares de pessoas dos movimentos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais (LGTBI), além de simpatizantes, se encontraram na Praça 19 de Dezembro e desfilaram pela Avenida Candido de Abreu. O que eu tenho a ver com isso? foi o lema da décima oitava edição da parada.

O evento marcou também o lançamento das comemorações da edição histórica da parada, que completa 20 anos em 2019. Desde já, os grupos que organizam a Parada já preparam as ações da Parada Histórica, inclusive com calendário pré-definido. A 19ª Parada, em 2018, acontece no dia 4 de novembro, e a parada dos 20 anos, no dia 3 de novembro.

Além da Parada Histórica LGBTI de 2019, a Associação Paranaense da Parada da Diversidade LGBTI de Curitiba (Appad) planeja a realização de diversos eventos de agora até daqui dois anos. A Parada Histórica será lançada oficialmente com um grande Ato Público no dia 28 de junho de 2018, marcando o Dia da Orgulho LGBTI.

Outros eventos preparatórios terão início em junho de 2018, e marcarão datas significativas para a comunidade LGBTI, além do dia do Orgulho, os dias de Visibilidade Lésbica (29 de agosto), Dia da Visibilidade de Pessoas Trans (29 de janeiro) e Dia Internacional de combate à LGBTIFobia (17 de Maio).

A Parada de 2019 será extremamente especial para todas nós, vamos comemorar a vigésima edição da Parada de Curitiba e os 50 anos de anos da Revolta de Stonewall Inn, disse o coordenador da Appad, Marcio Marins.