A porquinha Peppa, protagonista de um desenho animado infantil, está no centro de uma discussão por verbas na TV estatal australiana, a ABC. Apesar de o programa fazer sucesso na Austrália – assim como no Brasil –, há o risco de ela sair do ar. Motivo: um conflito de posições políticas do país com entrelinhas político-sociais do programa, acusado de ser feminista.

A Austrália é governada pelo Partido Conservador, que tem maioria na Câmara e o cargo de Primeiro-Ministro. E, segundo Piers Akerman, colunista do Daily Telegraph, Peppa teria posições mais parecidas com o Partido Trabalhista. Essas tendências foram descritas pelo. A personagem Peppa estaria mais próxima dos valores do Partido Trabalhista do que das crianças da pré-escola que a assistem, diz.

De acordo com a própria ABC, Peppa é o programa de maior audiência no IView e está entre os programas infantis mais populares da ABC2. Contudo, há um corte previsto no orçamento. O desenho animado, produzido na Inglaterra, é um dos que está na mira. Estaria Peppa salva de ser tirada do ar particularmente por conservadores preocupados sobre sua perigosa ideologia feminista?, questionou a senadora do Partido Trabalhista Australiano, Louise Pratt, sobre os cortes na TV Estatal. Em um dos episódios mais reprisados do programa, Mamãe Pig trabalha no computador enquanto Papai Pig faz o jantar. Isso até que Peppa e George começam a fazer bagunça no computador, junto com o Papai.