Para formar consumidores conscientes sobre o uso da energia elétrica e prevenir acidentes com choque elétrico, o projeto Iluminando Gerações faz mais um ciclo de palestras para alunos de 4º ano do ensino fundamental de escolas municipais. Para marcar o início do ano letivo levando informações de maneira lúdica, a peça teatral Histórias Eletrizantes está percorrendo escolas de 13 municípios.

De maneira bem humorada, o espetáculo atrai a atenção das crianças para tratar de assuntos sérios: o uso da energia e as medidas simples que podem ser adotadas para evitar riscos. A primeira apresentação da turnê ocorreu na Escola Municipal Hayde Colli Monteiro, na zona Norte de Londrina, para uma plateia atenta de 250 crianças.

As lições aprendidas serão compartilhadas em casa, conforme garante a aluna Vitória Tauane Siqueira, que acompanhou tudo da primeira fila. Foi a primeira vez que vi um teatro assim, e achei muito legal, principalmente a parte da mágica, comentou ela. Pequenos truques e músicas acompanhadas de diversos instrumentos são recursos usados pelos artistas Carlos Augusto Oliveira e Renata Voltolini para dar dinamismo ao tema abordado.

A participação das crianças e a capacidade de absorver as orientações apresentadas na peça surpreenderam a professora Juliana Rufino Orthmeyer, que fez um bate-papo com os alunos após a apresentação. A turma das colegas Ariadne Silva Ramos e Isabely Siqueira sabia na ponta da língua o que fazer para evitar acidentes com a energia elétrica. Não pode soltar pipa perto dos fios, nem mexer no chuveiro quando ele estiver ligado, disse Ariadne.

Depois de Londrina, a peça passará por Jaguapitã, Figueira, Quatiguá, Campina da Lagoa, Alto Piquiri, Juranda, Paranaguá, Morretes, Guaratuba e Piraquara.

Nos próximos meses, o mesmo recado será levado por funcionários da Copel a aproximadamente 70 mil alunos da rede pública de ensino com a palestra do projeto Iluminando Gerações.

O trabalho, que começou há quatro décadas por iniciativa de empregados, hoje conta com cerca de 350 voluntários em todo o Estado.