Os desembargadores federais João Batista Pinto Silveira e Joel Ilan Paciornik, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), foram eleitos nesta quarta-feira (11), no início da noite, em Brasília, para compor a lista tríplice destinada à escolha de novo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A vaga é decorrente da aposentadoria do ministro Arnaldo Esteves Lima, ocorrida em junho do ano passado. Paciornik é curitibano.

O Pleno do STJ escolheu os magistrados Silveira e Paciornik, da 4ª Região, e o desembargador federal Reynaldo Soares da Fonseca, do TRF da 1ª Região, para figurar na lista que será encaminhada à presidente da República, Dilma Rousseff. O indicado pela presidente terá de ser aprovado pelo Senado.

Ao todo, 19 desembargadores federais concorreram à vaga do ministro Esteves Lima. João Batista Pinto Silveira foi escolhido em primeiro escrutínio, com 17 votos. Os magistrados Joel Paciornik (16 votos), Reynaldo Fonseca (15 votos), Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz (13 votos) e Maria do Carmo Cardoso (12 votos) passaram para a fase seguinte.

No segundo escrutínio, foi selecionado Joel Paciornik, com 18 votos. Os desembargadores Reynaldo Fonseca (14 votos) e Thompson Flores Lenz (14 votos) passaram para o terceiro escrutínio. A magistrada Maria do Carmo Cardoso obteve nove votos.
Em terceiro escrutínio, foi escolhido Reynaldo Fonseca, com 18 votos. Thompson Flores Lenz obteve dez votos.

O STJ é composto por 33 ministros: um terço de magistrados oriundos dos tribunais regionais federais, um terço de desembargadores provenientes dos tribunais de Justiça e um terço, em partes iguais, alternadamente, de advogados e membros do Ministério Público Federal, estadual e do Distrito Federal.

História — Joel Ilan Paciornik nasceu em Curitiba, em 1965. Ele se formou em 1987, pela Faculdade de Direito, que atualmente está inserida no Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba), e entrou para a carreira da magistratura em 1992, quando foi aprovado no concurso para juiz federal substituto da 4ª Região.

Paciornik foi diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná e exerceu o cargo de juiz do Tribunal Regional Eleitoral. O magistrado também foi titular da 3ª Vara Federal Cível de Curitiba, na época em que foi convocado para ser desembargador no TRF, em 2006. As informações sobre a trajetória de Paciornik são do TRF4.