O Departamento de Trânsito do Paraná concluiu este mês os serviços de manutenção e reparos em 46 unidades da autarquia no Estado. O órgão investiu R$ 9,7 milhões em novas instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas, além de pinturas, implantação de atendimento único e adaptações de acessibilidade.

O objetivo é aprimorar a infraestrutura e dar melhores condições de trabalho aos nossos servidores, além de mais conforto aos usuários. Muitas dessas unidades nunca tinham passado por obras e estavam em situação preocupante, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

De acordo com ele, o Departamento faz um levantamento periódico para identificar as necessidades das Ciretrans e postos de atendimento. Para definir os locais que receberiam reforma, foram consideradas as unidades com os problemas mais graves, como infiltrações, problemas elétricos, hidráulicos e sanitários e, também, aquelas que necessitavam de adequações para que pudessem ser implantadas as telessalas de ensino a distância.

TRANSPARÊNCIA – Para garantir preços justos e transparência no uso do dinheiro público, o Detran realizou um processo inédito de registro de preços. Assim, os valores apresentados tiveram como base uma tabela atualizada pelo próprio Departamento, com mais de três mil itens, entre material e mão de obra.

As licitações foram feitas em cinco lotes independentes, por regiões do Estado. Isso permitiu que as obras fossem concluídas com maior rapidez e que cada empresa vencedora, junto à Ciretran e à Coordenadoria de Engenharia do Detran, estabelecesse as diretrizes para execução dos projetos e serviços.

MUDANÇAS – Para servidora Hissania Mara Deckij Evers, que trabalha há mais de dez anos na Ciretran de Castro, essa foi a melhor reforma pela qual a unidade já passou. Os espaços foram melhor reaproveitados, ganhamos um novo layout e, além disso, contamos agora com um banheiro exclusivo para deficientes. Tudo isso, influência diretamente na qualidade de nosso trabalho e especialmente no atendimento aos usuários, que comentam com frequência sobre as mudanças, ressalta.

Em Guarapuava, a Ciretran recebeu reparos na parte elétrica, ampliando os pontos de energia e a rede, e a pista onde ocorrem os exames práticos de direção foi pintada. Para o examinador e vistoriador Jonatas José Rosa, o resultado dos serviços foi notável.

Hoje, contamos com uma boa iluminação, um ambiente bem ventilado, com bons equipamentos. Até os despachantes e autoescolas observaram os avanços aqui e sentem-se mais à vontade em um ambiente mais agradável, ressalta Rosa.

De acordo com o chefe da Ciretran de Pitanga, Marcelo Mayer Romero, as transformações foram profundas. O prédio que já tem 30 anos e não tinha passado por uma reforma tão expressiva como essa. Os pisos e telhados foram trocados, um espaço coberto para vistoria de veículo foi criado e a sala de exames teóricos de direção foi ampliada.

Conheça os municípios em que o Detran concluiu serviços de manutenção e reparos em suas unidades:

Lapa, Campo Largo, Paranaguá, Altônia, Assis Chateaubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra, Iporã, Marechal Cândido Rondon, Palotina, Realeza, Santo Antônio do Sudoeste, Toledo, Castro, Chopinzinho, Guarapuava, Ivaiporã, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, União da Vitória, Apucarana, Arapoti, Assai, Cambará, Jacarezinho, Faxinal, Ibaiti, Ibiporã, Londrina, Porecatu, Rolândia, Santo Antônio da Platina, Sertanópolis, Astorga, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Colorado, Cruzeiro do Oeste, Maringá, Paranavaí e Umuarama.