Estudantes de várias regiões do Estado disputam até quinta-feira (14) a primeira fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) nas modalidades atletismo, basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez. Em 2015, pela primeira vez, o Bom de Bola, disputa exclusiva de futebol de campo, acontece na sequência dos JEPs, entre 15 e 17 de maio, nos mesmos municípios que sediam os jogos escolares.

Iniciada na sexta-feira (8), a fase regional dos JEPs tem duas etapas, envolvendo municípios de todas as regiões, de acordo com os Núcleos Regionais de Educação. A segunda fase será de 22 e 28 de maio. Além disso, Curitiba, que concentra maior número de atletas, fará uma etapa exclusiva, de 18 e 24 de maio.

Para os municípios que tiveram o início dos jogos suspenso devido à greve dos professores, novas datas estão sendo analisadas. Dos 14 municípios participantes da primeira fase, nove realizam os jogos normalmente. Cada Núcleo Regional inclui de sete a 25 municípios.

Na região de Irati, por exemplo, 1.200 estudantes de nove municípios participam dos JEPs. Esta é a etapa onde as melhores equipes das cidades da nossa região disputarão uma vaga para a fase macrorregional e, posteriormente, para as finais, comenta Cristiano Fiori, coordenador local dos jogos.

Em Paranaguá, 650 atletas participam dos JEPs. Estamos empenhados para que a fase regional dos JEPs seja um grande sucesso, disse o presidente da Fundesportes, Darlan Janes de Macedo Silva.

Em Terra Boa, que comemora 60 anos de emancipação política em 2015, 1.200 estudantes de 11 municípios entraram na disputa. A prefeitura investiu mais de R$ 500 mil reais na reforma dos locais onde ocorrem os jogos e as provas. O município teve recorde de público na abertura do evento.

Em Corbélia, na região de Cascavel, o público também prestigia os jogos e incentiva os jovens atletas. Participam ainda da primeira fase regional Irati, Joaquim Távora, Lobato, São Pedro do Paraná, Jaguariaíva e Capanema.

Os JEPs estão na 62ª edição e são realizados pelo Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais de Educação e do Esporte e do Turismo, com apoio das prefeituras.