A população que mora ou trabalha na Vila Itatiaia, na Cidade Industrial de Curitiba, está recebendo esta semana a Operação Concentrada, projeto que reúne o trabalho de diversas secretarias para atender demandas da comunidade local. Sob coordenação da Administração Regional da CIC, a operação se estende até sexta-feira (19).

Nesta segunda-feira (15), estão sendo realizados trabalhos de roçada em diversos pontos do bairro e também o recape de algumas das principais vias, como a ruas Professora Hilda Hanke Gonçalves, Cidade de Laguna e Município de Enéas Marques.

Entre outras medidas, a programação inclui atividades educativa de prevenção e combate à dengue, vistorias e manutenção na iluminação pública, limpeza e desobstrução das galerias de água pluvial. Também estão previstas a poda de árvores, revitalização da sinalização viária, vistoria e regularização de cabeamento aéreo. Ao longo desta semana, também haverá operação tapa-buracos, coleta de entulhos, varrição, catação e roçada, além de atividades gratuitas de recreação infantil.

Na sexta-feira (19), entre 9h e 16 horas, uma equipe da Regional da CIC estará na Praça Gregório Piatkowski para fazer atendimentos e receber demandas dos moradores da região. A Operação Concentrada envolve diversas áreas da Prefeitura e resolve várias demandas de uma região. E o atendimento que faremos na próxima sexta-feira no Parque Gregório Piatkowski faz com que a administração vá ao encontro da comunidade, dialogando na busca de uma Curitiba cada vez mais humana, diz o administrador regional da CIC, Everton Vargas Pinto.

O comerciante Sebastião Haroldo Gomes, que mora há 13 anos na Vila Itatiaia, aprovou a ação no bairro. É importante também a visita do pessoal da regional, para que todos possam ter a oportunidade de conversar e fazer seus pedidos, dar sua opinião, tudo para melhorarmos o bairro, afirma.

Pedro da Silva Santos, que mora há 30 anos no bairro, também pretende levar suas demandas para a regional. Já estão tapando os buracos de algumas ruas, acredito que ficará melhor para todos. Tenho vários pedidos para fazer à regional, como a melhora da sinalização, colocar meio-fios nas ruas e uma trilha para caminhada na região. Temos que falar tudo o que precisamos para nosso bairro melhorar, disse.

É importante termos essa atenção especial por parte da Prefeitura. Há muitos anos que não tínhamos melhorias no bairro, estávamos precisando muito, diz Júlia Maria de Oliveira, que mora no Itatiaia há 29 anos e tem um comércio na Rua Hilda Hanke Gonçalves há 18 anos.

Anteriores

Em maio, no Bom Retiro, 11 toneladas e meia de resíduos, resultantes de roçadas numa extensão de 11 quilômetros, foram recolhidas. Reunindo serviços de várias secretarias ao longo de uma semana, a operação também permitiu a recuperação de pavimento e calçadas em vários pontos do Bom Retiro, o plantio de 130 mudas de árvores, poda de 67 e remoção de 27 árvores que estavam comprometidas, entre outras melhorias.

O serviço de roçada abrangeu uma área de 32 mil metros quadrados. Ao mesmo tempo em que uma equipe fazia esse trabalho, outros grupos de servidores da Prefeitura fizeram vistoria e manutenção na iluminação pública, além de limpeza e desobstrução das galerias de água pluvial e caixas de captação na bacia do Córrego Pilarzinho e afluentes. O bairro recebeu também revitalização da sinalização viária, vistoria e regularização de cabeamento aéreo, operação tapa-buracos e atividades gratuitas de recreação infantil.

No final de abril, o bairro Hugo Lange recebeu a Operação Concentrada. Lá, 15 praças e jardinetes receberam roçada, limpeza e manutenção dos equipamentos. Também foi feita a roçada em 1,8 mil metros quadrados de vias públicas, o que possibilitou a retirada de 10 mil quilos de resíduo vegetal. Houve recuperação de pavimento em 980 metros e recomposição de trechos de passeio.