Explorar as ruas do bairro depois de conhecer parte da história do Santa Cândida foi fundamental para o exercício de planejamento do futuro da região feito por estudantes de duas turmas dos 4º anos da Escola Municipal Santa Águeda. Meninos e meninas de 8 a 10 anos percorreram o entorno da escola, registraram impressões e descobertas e transformaram o que viram em proposta para o futuro do bairro que sedia a escola.
Essa atividade integra o projeto Urbanistas Mirins, desenvolvido com estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). O projeto foi criado para envolver os estudantes no processo da discussão do Plano Diretor da Cidade. Por meio de atividades que estimulam o exercício de planejamento e cidadania, o projeto fomenta o protagonismo e colabora para desenvolver a visão de futuro da cidade.
Na aula de campo, as crianças puderam explorar o relevo, vegetação, rios e a realidade atual da região durante os quase dois quilômetros de percurso.