SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Morreu na madrugada desta segunda-feira (25), aos 88 anos, o produtor musical Fernando Faro, conhecido nome por trás do programa “Ensaio”, da TV Cultura.
Ele estava internado no hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo. A unidade não divulgou a causa da morte.
Faro começou a carreira na TV na década de 1960, produzindo programas musicais e shows de artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque, Gal Costa, Ney Matogrosso e Dorival Caymmi.
Com registros intimistas dos principais nomes da música brasileira, o “Ensaio” surgiu na TV Tupi, em 1969. Pouco depois, o produtor migrou para a Cultura e criou o “MPB Especial”, com formato parecido.
A atração retomou o nome original após o fim da Tupi, em 1980, e se tornou um importante espaço musical na TV, com entrevistas de renomados artistas, quase sempre em close e com longos silêncios -marcas da estética de Faro.
DIREITO E JORNALISMO
Faro nasceu em Aracaju, Sergipe, em 1927. Estudou Direito na Universidade de São Paulo (USP), até o terceiro ano de curso. Enquanto isso, trabalhava como jornalista nas publicações “A Noite” e no “Jornal de São Paulo”. Também passou pela Rádio Cultura e TV Paulista, antes de chegar à Tupi.
Na emissora, participou também da idealização do “Divino, Maravilhoso”, um marco do movimento tropicalista.
Do amigo Cassiano Gabus Mendes (1929-1993), ganhou o apelido de Baixo, nome dado à sua biografia, lançada em 2007 pela Fundação Padre Anchieta.
O velório do produtor será realizado nesta segunda, no Cemitério do Araçá, em São Paulo.