Na busca de um espaço no mercado de trabalho, a entrevista é um passo decisivo. Ela faz parte de uma das primeiras etapas necessárias para se conseguir a efetivação e a carteira assinada. Ela vem depois do envio de currículos, cadastros em agências de emprego, visitas a agência do trabalhador, preenchimento de fichas em empresas e mais e-mails enviados. Por isso, é normal que nesta hora apareça aquele nervosismo. Como é um momento importante do processo, vários candidatos ficam sem saber o fazer, dizer ou ainda como agir para ser aprovado.

O candidato deve ter ciência de que as empresas buscam profissionais que possam agregar conhecimento, técnicas e possibilitem uma visão de novos horizontes e processos que a farão se destacar no mercado. Mas é importante saber como e a hora de demonstrar essas qualidades profissionais durante a entrevista. Do contrário, o resultado poderá ser decepcionante para quem queria surpreender o entrevistador na hora da entrevista.

As empresas buscam profissionais qualificados tecnicamente para o desempenho da função ofertada e que possuam qualidades psicológicas e comportamentais que encaixem em seu clima organizacional. Com isso claro, fica mais fácil entender que para realizar uma entrevista satisfatória, basta ficar atento para poder se diferenciar dos demais candidatos.

Uma apresentação pessoal adequada para a realidade da empresa pode ser um ponto positivo. Não precisa ser perfume importado, gel highlith super fixante, smoking ou vestido de noite, mas é importante procurar saber como as pessoas da empresa se vestem para trabalhar. Recepcionistas e telefonistas sempre são uma boa fonte de pesquisa para essas horas.

Chegar, em torno de 10 minutos antes mostra que você é pontual, pelo menos numa primeira impressão. É importante não esquecer de levar uma cópia do currículo sem dobrar ou com orelhas nas pontas. Se houver um imprevisto e for necessáriose atrasar, o candidato deve ligar informando que irá se atrasar tantos minutos.


Como se comportar na entrevista de emprego

Fale sobre você
Quase todos recrutadores perguntam isso e é importante que o candidato consiga resumir em poucas palavras a trajetória profissional. Apesar da pessoa responsável pela entrevista já ter estes dados, a pergunta em questão está focada em descobrir se esse quem se apresenta está apto para o trabalho em questão. Por isso é importante saber explicar facilmente quais das qualidades pessoais e profissionais tenham um grande impacto sobre o cargo que se deseja ocupar.

Por que você se candidatou a uma vaga na nossa empresa?
O candidato deve mostrar que pesquisou sobre a empresa. Acessar o site da empresa, ler artigos sobre ela e até mesmo conversar com pessoas que trabalham na empresa é importante. Em resposta a essa pergunta, o candidato deve falar o que sabe sobre a atividade da empresa e porque gostaria de trabalhar lá.

Quais são seus objetivos a curto e a longo prazo?
Essa resposta exige objetividade. Uma boa resposta seria crescer na carreira chegar a gerência em 3 anos ou algo assim. Frases que devem ser evitadas ganhar bem ou aposentar-me nesta empresa.

Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?
Nesta etapa o recrutador quer verificar se o candidato é capaz de identificar uma situação, em que houve confronto, de como foi a análise das alternativas e consequências para decidir da melhor forma.

O que você procura num emprego?
O candidato aqui tem vários tipos de respostas possíveis: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuir para o sucesso da empresa, etc.

Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?
Quem quiser perder a vaga — responde não a esta pergunta. É importante mostrar que se é capaz de trabalhar com prazos e metas.

Porque deveríamos escolher você e não algum outro candidato?
Aqui o recrutador, apesar de as vezes parecer uma pergunta difícil de responder, quer saber, é se o candidato sabe o seu valor. Para isso. o candidato deve focar no perfil e mostrar que é o mais adequado pelas suas capacidades.

O que você faz no seu tempo livre?
Com esta pergunta o recrutador que saber como o candidato gerencia o tempo livre — se dedica tempo a família e amigos, se tem algum hobby, se tem facilidade no relacionamento interpessoal. E se o candidatodedica uma parte do seu tempo ao seu desenvolvimento pessoal — algum curso etc.

Quais são as suas maiores qualidades?
A ideia aqui é saber se o candidato se conhece. Por isso, o candidato deve falar das características que sabe são bem vistas em um bom profissional: persistência dedicação, entusiasmo, proatividade, criatividade.

E pontos negativos/defeitos?
A esta pergunta, o candidato deve mencionar algum aspecto que já está trabalhando e que já percebeu melhoras, por exemplo ser muito autocritico ou perfeccionista. O importante aqui é o autoconhecimento, eles querem saber se o candidato realmente conhece os pontos limitantes e o que você tem feito para reduzir o impacto deles no dia a dia.

Como você avalia a sua última (ou atual) experiência profissional?
Cuidado: de maneira nenhuma um candidato deve fazer críticas ou falar mal da empresa anterior (ou atual) nem dos superiores ou colegas. Vale enfatizar as coisas boas que você percebeu na empresa: seja o ambiente de trabalho, ou os colegas. Seja sempre positivo.

Quais foram as experiências profissionais mais prazerosas até hoje na sua carreira?
O candidato deve justificar o que te deu a ele este senso de realização. É importante ser sincero, mas, se possível, apenas aquelas que são adequadas ao objetivo profissional devem ser mencionadas.