Seguindo a sua já conhecida missão de democratizar o acesso ao teatro, o Grupo Arte da Comédia, com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, leva o seu mais novo espetáculo A Comédia da Panela para as ruas da capital paranaense. Depois de estrear na inauguração da programação AçãoArte, no fim de julho, no espaço da TPUK, a peça A Comédia da Panela já tem data para iniciar temporada na Praça Santos Andrade e na Praça Rui Barbosa, durante todo o mês de agosto, com entrada franca.

A companhia, especializada nas técnicas da commedia dell’arte e dirigida pelo italiano Roberto Innocente,  fez uma adaptação do clássico Aulularia ou La Commedia Della Pentola – de autoria do dramaturgo romano Plauto. A obra serviu de inspiração para outros renomados escritores durante a História, como Shakespeare e Molière e, agora, a sua essência ressurge em A Comédia da Panela.

O enredo central envolve a história do velho Euclião, que possui uma panela cheia de ouro herdada de geração em geração. Porém, por medo de perder tal riqueza, o personagem vive como um pobretão, atordoado com a possibilidade de descobrirem o seu tesouro escondido. Como de costume, o grupo Arte da Comédia extrai do texto clássico seu prestígio atemporal e coloca em cena uma discussão atual sobre o lado cômico da busca frenética por prazer e riquezas que sonda os seres humanos. Como sempre, a trama é somente uma desculpa para falarmos de algo que vai além dos assuntos narrativos, para abordarmos a contínua comédia da vida, declara Innocente.

O projeto A Comédia da Panela foi realizado por meio da Lei de Fomento e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba em Mecenato Subsidiado. O espetáculo possui o patrocínio do Grupo Positivo e o apoio da Padaria América, do Restaurante Missé Mariá, da Sauí Cultural e da UFPR (Cia de Teatro Palavração). Na Praça Santos Andrade, a peça ficará em cartaz no dia 7 de agosto, entre os dias 8 e 10 de agosto e de 14 a 17. Na Praça Rui Barbosa, se apresentará na Rua da Cidadania, entre os dias 22 e 24 de agosto e 29 a 31 do mesmo mês. Informações detalhadas abaixo.

 

Serviço

Espetáculo A Comédia da Panela, temporada de rua

 

Local: Praça Santos Andrade

Datas e horários: dia 7 de agosto, às 17h30

Dias 8, 9, 10, 14, 15, 16, 17, às 11h30 e às 17h30

 

Local: Rua da Cidadania da Praça Rui Barbosa

Datas e horários: dos dias 22 a 24 de agosto e dos dias 29 a 31, sempre às 12h30

 

Apresentações gratuitas

Espetáculo realizado pela Lei de Fomento e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba em Mecenato Subsidiado.

Patrocínio: Grupo Positivo

Apoio: Padaria América, Restaurante Missé Mariá, Sauí Cultural e UFPR (Cia de Teatro Palavração).