Valquir Aureliano – Athletico 4×0 Jorge Wilstermann

O Athletico Paranaense só precisa de um empate nesta terça-feira (dia 29) às 21h30, na Arena da Baixada, para garantir matematicamente a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores. O jogo será contra o Jorge Wilstermann, pela 5ª rodada da fase de grupos.

O Grupo C tem o Furacão na liderança, com 10 pontos, seguido por Wilstermann (6), Colo-Colo (6) e Peñarol (3).

No duelo dessa terça-feira, a equipe boliviana tenta derrubar um tabu. O time nunca venceu por competições oficiais no Brasil. Nos 11 jogos em solo brasileiro, foram dez derrotas e um empate (contra o Atlético Mineiro, em 2017). No total, marcou quatro gols nesses jogos e sofreu 36.

Na história da Libertadores, o Jorge Wilstermann só venceu quatro vezes como visitante: duas na Bolívia (contra Oriente Petrolero em 2018 e Always Ready em 1968), uma no Peru (contra o Universitario em 1986) e uma no Equador (contra o Tecnico Universitario em 1981). Nos demais jogos, sete empates e 49 derrotas.

Já o Athletico é forte como mandante na Libertadores. Tem 20 vitórias, quatro empates e seis derrotas em casa na história da competição.

FASE
O técnico Eduardo Barros vem de quatro vitórias consecutivas – foram duas pela Libertadores e duas pelo Brasileirão. “Estamos transformando essa boa atmosfera do clube em vitórias, que é o que precisamos entregar. É um movimento dos jogadores, comissão técnica, funcionários. Esse tem sido o discurso desde quando assumi”, declarou.

Para o treinador, o Athletico precisa vencer para buscar o primeiro lugar do Grupo C, que garante a vantagem de jogar como mandante a segunda partida das oitavas. “Considero fundamental classificarmos em primeiro. Restam seis pontos a serem disputados. Vamos brigar por três e, se possível, os seis nessas rodadas”, disse.

ESCALAÇÃO
O técnico Eduardo Barros adotou um esquema tático novo nas últimas três partidas – clique aqui para saber mais.

A tendência é que repita a escalação da vitória de sábado (dia 26), sobre o Bahia. No entanto, jogadores que apresentarem desgaste físico excessivo podem ficar de fora da partida. O clube não divulgou se os pontas Vitinho e Nikão e o lateral-esquerdo Marcio Azevedo estão recuperados. O centroavante Walter, com Covid-19, segue afastado.

ATHLETICO x J.WILSTERMANN
Athletico: Santos; Jonathan, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Wellington, Erick, Christian e Léo Cittadini; Fabinho e Pedrinho. Técnico: Eduardo Barros
J.Wilstermann: Giménez; Orfano, Edward Zenteno, Ronny Montero e Reyes; Leonel Justiniano e Melgar; Patrício Rodriguez, Cristian Chávez e Serginho; Gilbert Álvarez. Técnico: Cristian Díaz
Árbitro: Patricio Loustau (Argentina)
Local: Arena terça-feira às 21h30

TV: Conmebol TV