Quem passou pela Boca Maldita, na região central de Curitiba, no início da tarde desta quarta-feira (24), recebeu material informativo e orientações sobre prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas, tratamento e reinserção social de usuários. O trabalho faz parte das ações de Política Pública Sobre Drogas, realizadas por equipes da Secretaria Municipal da Defesa Social.

O mecânico Osvaldo dos Santos Jr., que passava pela Praça Osório no horário de almoço, aprovou a ação. É muito importante este tipo de abordagem, pois hoje todos têm algum conhecido ou alguém na família que precise de ajuda devido a problemas em relação às drogas, disse. Infelizmente, parece que virou uma epidemia e temos que estar prontos para saber ajudar, comentou.

Material informativo e orientações também chamaram a atenção do motorista Alair Delfino de Oliveira, que mora em Campo Largo e passava pelo Centro de Curitiba. Ele conhece pessoas que enfrentam diretamente o problema da dependência química, para as quais levará as informações que recebeu. Se mais gente tivesse acesso a estas ações preventivas e orientações, talvez o problema diminuísse, afirmou.

O médico psiquiatra Ricardo Losso, assessor técnico da diretoria de Política Pública Sobre Drogas, da Secretaria Municipal da Defesa Social, explicou que ações como esta têm se intensificado desde a 5ª Semana de Enfrentamento às Drogas, realizada no mês passado, pela Prefeitura de Curitiba. Na ocasião, foi criada oficialmente a rede Curitiba Cuida, que envolve vários setores do poder público e da sociedade civil, promovendo um novo enfoque para o assunto e uma ampliação na rede de atenção.

Trabalhamos com a proposta de um tripé que abrange prevenção, tratamento e reinserção social do usuário, explicou Losso. As cartilhas e todo o material distribuídos ao público durante a ação na Boca Maldita contemplam os três setores. Além de muita informação sobre prevenção, há direcionamento ao tratamento e, consequentemente, a reinserção social dos usuários.