SMCS/divulgação – Crianças e adolescentes de 1 a 18 anos também vão percorrer o circuito em ônibus fretados.

Adolescentes e adultos com deficiência acolhidos pela Prefeitura conheceram o Caminho de Luz do Parque Barigui, um dos grandes destaques do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, na noite desta sexta-feira (10/12). As visitas à atração natalina continuam neste sábado (11/12) e domingo (12/12), quando crianças e adolescentes de 1 a 18 anos também vão percorrer o circuito em ônibus fretados.

Ana (nome fictício) gostou de todo o passeio, e o destaque, segundo ela, foi a Estação do Papai Noel e da Mamãe Noel. “É muito lindo e emocionante”, disse a garota de 14 anos, que chegou há duas semanas à unidade de acolhimento institucional Nova Esperança, da Fundação de Ação Social (FAS).

Com Ana, outras 19 adolescentes acolhidas participaram do passeio, com direito até a danças e caixa de som. Andréia (nome fictício), 16 anos, achou que a visita ao Caminho de Luz superou as expectativas.

“Antes de vir eu achei que ia ser legal, mas agora estou achando da hora”, comentou Andréia.

Nesta sexta-feira, além das adolescentes da unidade Nova Esperança, também conheceram o Caminho de Luz os 40 acolhidos da Casa São Bento, que atende pessoas de 18 a 59 anos com transtorno mental e deficiências intelectuais e físicas. Para eles, o transporte foi feito em ônibus adaptado com elevador para garantir a acessibilidade.

Circuito – Os passeios ao Parque Barigui vão reunir quase 180 pessoas acolhidas. Durante os três dias, eles vão percorrer o circuito e ver as atrações como a Banda de Noéis, a Anunciação do Senhor pelo Anjo Gabriel à Maria e o Santo Presépio que encantam crianças e adultos, que têm o patrocínio da Copel Telecom.

O percurso ainda tem túneis de luz e duas árvores de Natal, como a enorme estrutura de 22 metros de altura e 54 mil pontos de luz LED junto ao lago, que este ano tem patrocínio do ParkShoppingBarigüi.

Presidente da Fundação de Ação Social (FAS), responsável pelos acolhimentos do município, Fabiano Ferreira Vilaruel contou que o passeio tem o objetivo de levar alegria aos acolhidos e permitir que eles também conheçam as atrações do município.

“Depois de um longo período de confinamento, em função da pandemia, esse será um momento de muita alegria e diversão para nossos acolhidos. Queremos que o espírito do Natal possa transformar a vida de cada um deles”, disse Vilaruel.

Os acolhimentos de crianças e adolescentes são feitos pelo município por medida de proteção e determinação da Justiça. Entre eles estão vítimas de maus-tratos, de violência física, psicológica e sexual ou de outras situações que exigiram o afastamento de suas famílias ou responsáveis.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.