Valdecir Galor/SMCS – Hortas nos bairros

O programa de Agricultura Urbana de Curitiba é vice-campeão da 1ª edição do Prêmio ODS Brasil, lançado pelo Governo Federal com o objetivo de reconhecer boas práticas locais para o cumprimento das 169 metas que compõem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas até 2030.
A cerimônia de premiação ocorreu ontem, no Palácio do Planalto, em Brasília, e foi presidida pelo ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha.  
A assessora especial da Prefeitura, Mônica Santanna, e o superintendente da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), Edson Rivelino Pereira, receberam o troféu, na categoria Poder Público, em nome do prefeito Rafael Greca.
“A agricultura urbana é uma das prioridades do prefeito Rafael Greca, na área de segurança alimentar”, enfatizou Mônica. Ela lembrou ainda que espaços, antes repletos de lixo ou usados como pontos de consumo de drogas, deram lugar a canteiros bem cuidados de pés de alface, rúcula, cebolinha, almeirão e outras hortaliças.
O superintendente da Smab destacou que, por meio do programa de Agricultura Urbana de Curitiba, os engenheiros agrônomos da Prefeitura são responsáveis pela assistência técnica e apoio organizacional das comunidades. “Estima-se que mais de seis mil pessoas, ao todo, são beneficiadas pelas hortas urbanas de Curitiba, entre agricultores, familiares e pessoas que ganham ou compram as hortaliças”, avaliou Pereira.
Até o fim do próximo ano, Curitiba passará a contar com 32 hortas comunitárias (para moradores de bairros em terrenos públicos e privados), 22 institucionais (canteiros de cultivo ocupacional e terapêutico de organizações sociais e religiosas) e 42 escolares.