Agência Senado

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou 530 novos casos de dengue no Estado, conforme o boletim divulgado nesta terça-feira (9). O balanço desta semana indica o total de 2.553 casos da doença, contra 2.023 na semana anterior. Também foi confirmada uma morte por dengue em Cascavel – uma mulher de 80 anos, portadora de hipertensão arterial e diabetes, que contraiu a doença na cidade onde residia. Agora, são três mortes causadas pela doença no Estado.

Segundo o boletim, seguem em risco de epidemia 78 municípios e 117 estão em estado de alerta. Isso dá quase a metade dos municípios paranaenses — um total de 399. Até a semana passada dez municípios estavam em situação de epidemia.

O Paraná também registrou o primeiro caso autóctone de Zika Vírus, em São José dos Pinhais. Um homem, de 37 anos, contraiu a forma leve da doença e passa bem. Outros dois casos foram confirmados em boletins anteriores, mas eram importados. Os casos de chikungunya somavam seis até este boletim.

“Precisamos da ajuda da população para a eliminação de focos, mantendo os quintais e terrenos limpos, sem lixo acumulado e sem recipientes com água parada”, alerta o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. O alerta é para que a população participe do combate para a eliminação de focos, mantendo os quintais e terrenos limpos, sem lixo acumulado e sem recipientes com água parada.