Divulgação/Paraná Clube/Rui Santos – Alisson

Alisson é o goleiro que mais sofreu gols de fora da área na Série B de 2020. O goleiro do Paraná Clube aparece em primeiro lugar nesse ranking do site Sofascore, com seis gols sofridos dessa distância. O segundo lugar é dividido por quatro goleiros, todos com cinco gols: João Carlos (Cuiabá), Lucas Frigeri (Avaí), Darley (Botafogo) e Luiz (Oeste).

No total das 20 equipes, 48 goleiros atuaram nessa edição da segunda divisão nacional e 31 deles sofreram pelo menos um gol de fora da área.

Entre os 17 goleiros que não sofreram gol dessa forma, apenas dois atuaram mais que sete partidas na competição: João Ricardo (Chapecoense), com 21 jogos, e Rodrigo Viana (Operário), com oito partidas.

João Ricardo, 32 anos, teve passagem apagada pelo Paraná Clube em 2014. Hoje, é o melhor goleiro da competição no ranking Sofascore, com nota média 7,50. Contando também os jogadores de linha, ele é o segundo melhor, atrás apenas do lateral-esquerdo Carleto (Vitória), com nota média 7,51.

PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS
No ranking do Sofascore, Alisson é o quarto melhor goleiro da competição, com nota média 7,04. Ele só fica atrás de João Ricardo, Rafael Martins (Brasil-RS) e Sidão (Figueirense). Para evitar distorções, foram considerados apenas os goleiros que disputaram pelo menos 11 partidas na competição.

Alisson é o terceiro melhor da competição em cobranças de pênalti: defendeu duas das quatro penalidades contra ele. Os melhores são Rafael Santos (Confiança) e Victor Souza (CRB) que tiveram dois pênaltis contra e defenderam 100%.

O goleiro do Paraná Clube é o 9º em defesas por jogo (2,88). O líder é Rafael Martins, com 3,9. Em defesas de chutes de fora da área, Alisson é o 12º, com 1,29 por partida. O primeiro também é Rafael Martins, com 2,05.

Na reposição de bola, Alisson não aparece entre os melhores. Ele é o 15º em precisão de bolas longas (37,4%) e o 12º em passes (66,7%).

COMPARAÇÃO

Alisson atuou em 17 das 21 rodadas. O substituto dele, Marcos, jogou em quatro rodadas.

 

OS DOIS GOLEIROS DO PARANÁ NA SÉRIE B

Defesas dentro e fora da área (média por jogo)

Goleiro

Defesas

Dentro da área

Fora da área

Alisson

2.88

1.53

1.29

Marcão

2.25

1.00

1.25

 

Gols sofridos em finalizações de dentro e de fora da área (média por jogo)

Goleiro

Gols dentro da área

Gols fora da área

Alisson

0.65

0.35

Marcão

1.00

0.25

 Fonte: Sofascore