Franklin de Freitas

Nuvens de chuva se espalham mais por todo o Sul do Brasil e pode haver chuva forte no decorrer desta quinta-feira (23). O maior risco de temporais  é para o litoral e as capitais Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR). As rajadas de vento podem chegar a 70 km/h na hora da chuva e as temperaturas estão em queda em toda a Região.

E vem mais chuva e vento para o Paraná na sexta (24). Segundo os meteorologistas do Climatempo, a formação de um ciclone extratropical no mar, próximo à costa do Sul do Brasil, vai causar tempo severo entre o nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre, o litoral e a serra gaúcha, o sul de Santa Catarina, Grande Florianópolis e o Paraná.

A Climatempo alerta para chuva forte e volumosa muitos raios, ventos fortes, com rajadas que poderão atingir 100 km/h, em todas estas áreas. A chuva terá potencial para causar alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de encostas. Além disso, o vento forte constante no oceano vai causar grandes ondas que atingem a costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O mar fica muito agitado e há risco de ressaca em todo o litoral gaúcho e litoral sul catarinense, com ondas que podem chegar a 3 metros. No Paraná, a chuva vai se concentrar no leste do estado. Também há alerta para muita chuva no litoral e na Grande Curitiba, com rajadas de vento que poderão chegar a 80 km/h.

Depois de toda a chuva desta sexta-feira, uma grande massa de ar frio vai gelar o Sul do Brasil no fim de semana. Em Curitiba, a temperatura mínima pode bater os cinco graus.