Gustavo Oliveira / site oficial do Athletico – O técnico Alberto Valentim

O Athletico tem três vias para conseguir a vaga na Libertadores – via Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana – e vai brigar por todas elas. Ao menos é o que indica o discurso do técnico Alberto Valentim. Mesmo após a derrota de 3 a 0 para o Fortaleza, no sábado, pela 28ª rodada do Brasileirão, ele diz que o objetivo da equipe segue sendo buscar uma vaga na próxima Copa Libertadores via Campeonato Brasileiro.

“Nós temos um objetivo muito claro que é a classificação para a Libertadores via Campeonato Brasileiro. Temos que reagir”, disse Valentim, em entrevista coletiva após a partida de sábado. “Vamos ter um jogo em casa (contra o Santos, no próximo sábado, pela 29ª rodada) e precisamos pontuar para recuperar esses pontos que nós perdemos”.

A derrota deixou o Athletico em 11º lugar na tabela, com 34 pontos. São sete pontos abaixo da zona de classificação para a Libertadores – o Inter, 6º colocado, está com 41.

Contra o Fortaleza, o Athletico poupou jogadores porque a próxima partida no calendário é o segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil, contra o Flamengo, nesta quarta-feira (27), no Maracanã. “Agora temos que pensar única e exclusivamente na Copa do Brasil e depois voltamos a falar do Campeonato Brasileiro”, afirmou ele. O primeiro jogo, em Curitiba, terminou 2 a 2. No Maracanã, quem vencer avança para a final. Se houver outro empate, a vaga será definida nos pênaltis. “Temos que ir com um espírito de time guerreiro, um time que vai trabalhar muito a parte tática, nós nos prepararmos para uma grande partida nossa, independente do momento do Flamengo. Temos de estar muito prontos para fazer uma partida com espírito de alma, entrega e competitividade acima da média pra sairmos com a classificação na quarta-feira”.

Uma terceira via para a Libertadores é a Copa Sul-Americana. O Athletico está na final, em jogo único contra o Bragantino, no dia 20 de novembro. O campeão da Sul-Americana ganha vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2022.