Divulgação/Athletico.com.br/José Tramontin – Yago

O ponta Yago, 23 anos, chegou ao Athletico aos 15 anos de idade, em 2013. Natural de Taboão da Serra (SP), ele se destacou primeiro em um clube rival. “Eu jogava no Paraná Clube e fazia muitos jogos contra o Athletico. O pessoal gostou de mim e estou aqui até hoje”, contou o jogador, em entrevista para o site oficial do Furacão. “Meus pais ficaram muito felizes, sabiam que eu estava no caminho certo e em um clube grande”, disse Yago.

Yago começou a temporada 2021 com o elenco de aspirantes. Na estreia, contra o Cianorte, ele entrou no segundo tempo e chamou a atenção, repetindo o bom desempenho na campanha do acesso do Cuiabá. Pelo clube do Mato Grosso, conseguiu o acesso da Série B para a A na temporada 2020 — ele estava emprestado ao Cuiabá e somou dois golse três assistências em 31 jogos (10 como titular).

Pelo Athletico, a estreia como profissional foi em 2016, no empate com o Vitória (1 a 1), pelo Brasileirão, entrando no lugar de Nikão. Desde então, o jogador teve poucas sequências como titular. Só teve participação maior na campanha do vice estadual de 2017 (3 jogos como titular e 9 como substituto) e no título do Paranaense 2018 (8 jogos como titular e seis como substituto).

Em 2017, jogou a Série B pelo Juventude. Em 2018, atuou pelo Lobos UAP, do México. Em 2020, jogou por Paços Ferreira (Portugal), Ituano e Cuiabá.

Para o jogador, as experiências em outros clubes podem ajudá-lo a conquistar um espaço no Athletico. “Hoje, sim, estou mais preparado para jogar no Athletico Paranaense”, declarou.
“Foi um período muito importante para a minha carreira como profissional, para evoluir e crescer. Tenho certeza que estou bem mais experiente. Sempre tive na minha cabeça que um dia voltaria ao Clube. Agora, tenho essa grande oportunidade de mostrar que eu posso estar no Athletico”, afirmou.

ORIGENS
Em entrevista para o site oficial do Athletico, Yago comentou sobre o início da carreira, quando ainda era um jogador das categorias de base. “Foi muito difícil ficar longe da família. Eu ligava para os meus pais querendo ir embora. Eles sempre conversavam e me motivavam a continuar”, disse. “Eu percebi que poderia mesmo ser um jogador quando comecei a ajudar minha mãe em casa. Depois disso, me dediquei ainda mais, porque sabia que poderia ajudar cada vez mais”, afirmou. “Quando estava na base, o meu maior sonho era dar uma casa para a minha mãe, para não precisar ficar pagando aluguel. Hoje, graças a Deus, consegui realizar o meu sonho e o dela”, contou.

YAGO
Nome: Yago César da Silva
Posição: ponta
Data de nascimento: 27/05/1997 [23 anos]
Cidade: Taboão da Serra (SP)
Jogos pelo Athletico: 37 jogos [13 vitórias, 13 empates e 11 derrotas]
Títulos: Campeonato Paranaense de 2018
Clubes por empréstimo: Juventude, Lobos UAP, Paços de Ferreira, Ituano e Cuiabá