Valquir Aureliano – Léo Gamalho: duas penalidades desperdiçadas

O centroavante Léo Gamalho, 35 anos, é o jogador que mais desperdiçou pênaltis na edição 2021 da Série B do Campeonato Brasileiro. Ele já errou duas das quatro cobranças na competição. Só um jogador no número de penalidades erradas: o lateral-direito Edilson (35 anos), do Avaí, que errou duas. A diferença é o que o jogador do clube catarinense só teve duas cobranças – ou seja, tem 0% de eficiência.

No total, 47 jogadores cobraram pênaltis na Série B de 2021, segundo dados do Sofascore. Os melhores cobradores são o centroavante Edu, do Brusque, com quatro gols em quatro tentativas, e o meia argentino Diego Torres, do CRB, com três penalidades convertidas em três chances. Outros oito jogadores tiveream duas penalidades e converteram as duas.

A Série B teve 72 penalidades até agora e 53 delas foram convertidas — 74% de eficácia. O cálculo considera apenas as cobranças que foram validadas. Não são computadas as tentativas anuladas por invasão de área ou porque o goleiro se adiantou.

Léo Gamalho, por exemplo, errou a primeira cobrança de pênalti na partida contra o Brusque, no Couto Pereira – vitória por 4 a 0. Ele chutou no centro do gol e o goleiro Ruan Carneiro defendeu. O VAR verificou, porém, que o goleiro se adiantou e o lance foi anulado. O centroavante do Coritiba teve nova chance para cobrar e bateu no centro, novamente. E Ruan Carneiro parou o chute mais uma vez.

O outro pênalti perdido por Léo Gamalho foi na derrota por 3 a 0 para o Cruzeiro, no Couto Pereira. Ele chutou no centro do gol, mais uma vez, e o goleiro Fábio defendeu com o pé.

No Coritiba, só Léo Gamalho cobrou penalidades na Série B. Ele converteu duas das quatro tenativas — 50% de eficácia.

O centroavante é o artilheiro do Coritiba na competição (12 gols em 28 jogos) e na temporada (19 gols em 40 partidas).