Divulgação/Athletico.com.br/Miguel Locatelli – Abner

O Athletico Paranaense decidiu emprestar o latera-esquerdo Abner Felipe, 23 anos, para o Água Santa, de Diadema, que disputa a primeira divisão do Campeonato Paulista. O jogador foi revelado pelo Coritiba e chegou a disputar uma partida como profissional no clube do Alto da Glória — foi no Brasileirão de 2013, quando atuou nos 26 minutos finais do empate por 2 a 2 com o Goiás.

Em 2014, o Coritiba tinha 40% dos direitos econômicos de Abner e vendeu essa parcela por dois milhões de euros para um grupo de empresários. Em seguida, esse grupo vendeu 100% do jogador para o Real Madrid. O valor dessa transação não foi divulgado.

O jogador rompeu o ligamento do joelho três vezes: uma em abril de 2014 (no Coritiba), outra em setembro de 2014 (já no Real Madrid) e a última em setembro de 2015.

No clube espanhol, ficou no time B, chamado de Real Madrid Castilla, que disputava a terceira divisão nacional. Foi pouco utilizado nos dois primeiros anos, devido às duas lesões no joelho. Na temporada 2016/17, foi titular em 10 jogos e entrou como substituto em 11.

Na temporada 2017/18, Abner estava emprestado pelo Real Madrid para o Estoril, de Portugal. Disputou 11 jogos (oito como titular) pelo clube português.

Em 2018, retornou ao Coritiba, por empréstimo, cedido pelo clube espanhol. Atuou em 19 partidas pela equipe principal naquele ano.

Com o fim do seu contrato com o Real Madrid, ele ficou livre no mercado no início de 2019. Acabou contratado pelo Athletico. Atuou em quatro jogos com o elenco sub-23 (um no Paranaense e três no Brasileirão de Aspirantes) e dois com o time principal (ambos no Brasileirão).

Em 2020, antes de ser emprestado, ampliou seu vínculo até junho de 2022 com o PSTC, que agora detém os direitos do jogador.