Arquivo Bem Paraná/Geraldo Bubniak – Thiago Heleno

O Athletico Paranaense pode ter um time ‘misto’ na partida deste sábado (dia 16) às 16 horas, contra o Operário, na Arena da Baixada, pela 2ª rodada do Campeonato Paranaense – o Troféu Covidão 2021.

O clube divulgou nota no site oficial afirmando que pode mesclar jogadores do elenco principal com a equipe de aspirantes. Na próxima terça-feira (dia 20), o time principal vai ao Equador, na altitude de 2.800 metros de Quito, para enfrentar o Aucas, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.

“O elenco de Aspirantes do Rubro-Negro, comandado por Bruno Lazaroni, será a base do time que entrará em campo. Devido à proximidade da estreia na CONMEBOL Sul-Americana, não será possível que a maioria dos atletas do grupo principal disputem esta partida”, diz o texto. O clube, porém, não citou nomes ou deu mais pistas sobre a escalação para sábado.

Com isso, o técnico Bruno Lazaroni pode escalar jogadores que não serão utilizados por António Oliveira no Equador. Um deles deve ser o zagueiro Thiago Heleno. Em 2019 e em 2020, o clube não levou o jogador para as partidas nos 2.500 metros de Cochabamba, na Bolívia, contra o Jorge Wilstermann. “Thiago Heleno não viajou por conta de uma limitação fisiológica. Ele apresenta uma pré-disposição genética sanguínea. Por isso, em altitudes elevadas, não tem condições adequadas para exercer a prática esportiva. Isso pode ocasionar a diminuição do rendimento físico ou até mesmo ser prejudicial à saúde”, explicou o site oficial do clube em setembro de 2020.

ASPIRANTES
Os aspirantes do Athletico disputaram duas partidas na temporada 2021: derrotas para Cianorte (1 a 0) e FC Cascavel (2 a 1). O último jogo foi em 4 de abril, contra o FC Cascavel, quando o time formou com Bento; Khellven, Edu (Jajá), Lucas Halter e Jaderson (Raimar); Luan Patrick e Kawan; Yago (Julimar), Matheus Anjos (Geovane) e Reinaldo (Elias Carioca); Bissoli.

PREPARAÇÃO
O diretor-técnico do Athletico, Paulo Autuori, afirmou em 4 de abril que pretendia usar o time principal em duas partidas do Paranaense, para dar ritmo de jogo antes da estreia na Copa Sul-Americana. O elenco principal ainda não atuou na temporada 2021. “O planejamento rubro-negro previa dois jogos da primeira equipe no Paranaense 2021 antes do compromisso contra o Aucas. Porém, a indefinição de datas do Estadual impossibilitou que o time entrasse em campo pela competição”, explicou o site oficial do clube, nessa quinta-feira (dia 15).