Divulgação/rccelta.es – Gabriel Fernández

O Athletico Paranaense está tentando a contratação do centroavante uruguaio Gabriel Fernández, 1,86 m de altura e 25 anos. O jogador pertence ao Celta de Vigo e tem contrato com o clube da Espanha até junho de 2023.

O jogador está em má fase na Espanha — só disputou quatro partidas como titular na temporada — e o Athletico agora tenta trazer o reforço por empréstimo, pagando apenas os salários.

Em janeiro de 2019, o Celta pagou 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 16 milhões) para comprar Fernández do Peñarol, do Uruguai. Ele só chegou à Espanha em junho, para a temporada 2019/20.

Até agora, na Europa, marcou um gol, fez uma assistência e disputou 13 jogos (quatro como titular). Os titulares do ataque no clube são os espanhóis Iago Aspas e Santi Mina.

GOLEADOR NACIONAL
Gabriel Fernández surgiu no Defensor e também atuou por outros três clubes do Uruguai: Cerro Largo, Racing e Peñarol. Seus melhores números são no campeonato uruguaio, com 34 gols em 104 jogos. Disputou duas edições da Libertadores, atuando em dez partidas e marcando apenas um gol.

NEGOCIAÇÃO
Além do Athletico, outro clube brasileiro (nome não revelado), um argentino (o Newell’s Old Boys) e um francês disputam o jogador.

ELENCO
O Athletico só conta com um centroavante no elenco: Bissoli, 22 anos, ex-São Paulo. Na semana passada, ele marcou um gol no empate em 2 a 2 com o Racing, na Argentina, pelo Torneio de Verão. O técnico Dorival Júnior também improvisou o ponta Breno Lopes como centroavante nos amistosos na Argentina.

O elenco de aspirantes tem disputado o Campeonato Paranaense sem centroavante. O técnico Eduardo Barros usou um esquema tático 4-4-2, com dois atacantes com movimentação livre pelo setor ofensivo: os pontas Pedrinho e Boselli.