Divulgação/EC Bahia/Felipe Oliveira – Edigar Junio

O Atlético Paranaense empatou em 0 a 0 com o Bahia, nesse domingo (dia 29) à tarde, em Salvador (BA), pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 4º lugar, com 5 pontos. A equipe baiana está na 11ª colocação, com 4 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

O time principal do Atlético, comandado pelo técnico Fernando Diniz, continua invicto em 2018, com quatro vitórias e seis empates. Como visitante, ainda não venceu, agora com cinco jogos e cinco empates fora de casa.  

O Bahia vinha de uma boa sequência de resultados, com sete vitórias nos últimos dez jogos.

A partida na Arena Fonte Nova ficou marcada pelo fraco desempenho individual dos jogadores do Atlético. Foi a pior atuação da equipe em 2018, principalmente nos passes. O único destaque positivo foi o goleiro Santos, com cinco defesas importantes. Clique aqui para ver notas para todos os jogadores do Furacão.

ESCALAÇÕES
O Atlético não tinha Camacho, suspenso, e Thiago Heleno, em recuperação física. Com isso, Zé Ivaldo entrou na zaga e Bruno Guimarães, no meio. Diniz manteve o mesmo esquema tático de sempre: 3-4-3 com a bola e 5-4-1 sem ela. O Bahia não tinha Tiago, Jackson e Marco Antônio, lesionados. O esquema era o 4-2-3-1, com um “quarto Atletiba” no setor ofensivo: Zé Rafael e Elber, ambos ex-Coritiba, e Edigar Junio e Vinícius, ambos ex-Atlético-PR. 

PRIMEIRO TEMPO
O Atlético manteve o “estilo Diniz”, com o chamado “jogo apoiado”, que é baseado na troca de passes curtos, triangulações e pressão alta ao marcar o adversário. O Bahia nem precisou adotar uma pressão em bloco alto para roubar bolas no campo de ataque. Mesmo com um bloco médio, criou cinco chances de gol interceptando passes ruins do adversário. A melhor oportunidade foi aos 29, quando Zé Rafael chutou na trave. O time paranaense teve mais posse de bola, mas não conseguiu atacar na primeira etapa, principalmente pelo fraco desempenho individual de toda equipe.

SEGUNDO TEMPO
O jogo continuou com o mesmo cenário na volta do intervalo, com o Bahia aproveitando erros de saída de bola do Atlético para criar chances. O time paranaense teve uma oportunidade aos 5, quando Rossetto tocou para Guilherme chutar no cantinho, mas Zé Rafael salvou em cima da linha. Depois disso, só deu Bahia. Aos 24 minutos, saiu o volante/meia Lucho e entrou Jonathan na ala-direita. Com isso, Rosseto deixou a ala e passou a jogar pelo centro do campo. Aos 30, troca no setor ofensivo: saiu Guilherme e entrou Raphael Veiga. As trocas não mudaram a situação do Atlético. Em um lance esporádico, cavou uma falta perto da área. Carleto acertou a trave na cobrança. Aos 40, troca de centroavantes: saiu Pablo e entrou Ribamar.

ESTATÍSTICAS
Ao final dos 90 minutos, o Atlético somou 59% de posse de bola, 9 finalizações (3 certas), 93% de precisão nos passes e 2 escanteios. O Bahia teve 41% de posse de bola, 21 arremates (8 certos), 90% nos passes e 8 escanteios. Os dados são do Footstats.

BAHIA 0 x 0 ATLÉTICO
Bahia: Dou glas; Nino, Rodrigo Becão (Everson), Lucas Fonseca e Léo; Gregore, Elton, Élber, Vinícius (Régis) e Zé Rafael; Edigar Junio (Junior Brumado). Técnico: Guto Ferreira
Atlético: Santos; Pavez, Paulo André e Zé Ivaldo; Rossetto, Bruno Guimarães, Lucho (Jonathan) e Carleto; Nikão, Guilherme (Raphael Veiga) e Pablo (Ribamar). Técnico: Fernando Diniz
Cartões amarelos: Paulo André, Zé Ivaldo (A). Zé Rafael, Elber (B).
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Público: 16.235 pagantes 
Renda: R$ 312.815,00
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo

4 – Cruzamento. A zaga tira. Vinícius pega o rebote na entrada da área e chuta perto, ao lado.
7 – Paulo André erra passe na saída. Nino Paraíba chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
16 – Contra-ataque. Elber recebe na ponta-direita e chuta forte. Santos espalma.
29 – Zé Rafael chuta de fora da área. A bola bate na trave.
34 – Carleto cruza. Rosseto ajeita. Guilherme chuta ao lado.
35 – Bruno Guimarães perde a bola na defesa. Vinícius chuta de fora da área. A bola vai ao lado.

Segundo tempo
3 – Zé Ivaldo erra passe na defesa. Gregore enfia para Elber, que invade a área e chuta cruzado. Santos espalma.
5 – Rossetto invade a área e cruza rasteiro. Guilherme chuta no canto. Zé Rafael tira em cima da linha.
10 – Contra-ataque. Zé Rafael entra livre e cruza rasteiro. Na cara do gol, Edigar Junio chuta em Santos. Elber pega o rebote e chuta. Santos salva. 
14 – Elber cruza. Zé Rafael entra livre e cabeceia perto, ao lado.
22 – Vinícius tabela na área e chuta no canto. Santos segura.
25 – Boa tabela na área. Léo sai na cara do gol e chuta. Santos salva.
38 – Falta frontal. Carleto cobra e acerta o travessão.
42 – Falta. Carleto cruza. A zaga tira. Nikão pega o rebote e manda sobre o gol.