Geraldo Bubniak – “Raphael Veiga: ele u00e9 uma opu00e7u00e3o para o lugar de Guilherme

O Atlético Paranaense será obrigado a modificar o time para enfrentar o Cruzeiro, nesta quarta-feira (dia 16) às 21h45, na Arena da Baixada, na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O técnico Fernando Diniz não conta com o meia-atacante Guilherme, suspenso por cartões amarelos. O clube não confirmou outros desfalques, mas o lateral-direito Jonathan, o meia-atacante Nikão e o zagueiro Paulo André, todos em recuperação, podem ficar fora da partida. 

Além das ausências, é provável que Diniz volte a escalar o zagueiro Thiago Heleno e os volantes Rossetto e Lucho González. Os três não atuaram no domingo, contra o Atlético-MG, devido ao desgaste físico. 

O treinador não deu pistas sobre a escalação para a partida desta quarta-feira.

Diniz vem usando um esquema tático que varia do 3-4-3 (com a bola) para o 5-4-1 (sem a bola). Nikão e Guilherme têm a mesma função — um pela direita e o outro pela esquerda. Com a bola, eles se aproximam do centroavante (Pablo) e, em outros momentos, jogam pela ponta. Sem a bola, defendem na linha de quatro do meio-campo, abertos pelos lados do campo. Os volantes (Lucho e Camacho) ficam centralizados nessa linha de quatro.

Para essas funções de Nikão e Guilherme, o técnico conta com Matheus Anjos, Raphael Veiga e Bergson como principais opções. Outra alternativa é colocar Pablo em uma dessas posições, abrindo espaço para um centroavante, que pode ser Ederson.

Na ala-esquerda, a disputa segue entre Carleto e Renan Lodi, que foi substituído no ínicio do último jogo com dores no tornozelo, mas está recuperado.

Com isso, a provável escalação é Santos; Pavez, Zé Ivaldo e Thiago Heleno; Rossetto, Camacho, Lucho González e Carleto (Renan Lodi); Raphael Veiga (Nikão), Pablo e Matheus Anjos (Bergson ou Ederson).

Já o Cruzeiro vai repetir a escalação da vitória sobre o Sport, no último domingo. Com isso, o time terá Fábio; Romero, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Robinho, Rafinha e Arrascaeta; Sassá. 

O meia Thiago Neves e o lateral-direito Edilson seguem em recuperação e não enfrentam o Atlético-PR.

ATLÉTICO-PR x CRUZEIRO
Atlético: Santos; Pavez, Zé Ivaldo e Thiago Heleno; Rossetto, Camacho, Lucho González e Carleto (Renan Lodi); Raphael Veiga (Nikão), Pablo e Matheus Anjos (Bergson ou Ederson). Técnico: Fernando Diniz
Cruzeiro: Fábio; Romero, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Robinho, Rafinha e Arrascaeta; Sassá. Técnico: Claudinei Oliveira
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (PE)
Local: Arena da Baixada, quarta-feira às 21h45