Divulgação – Audi Q8: SUV chega ao Brasil em duas versões

A Audi apresenta para o Brasil o grandalão Q8, um veículo que mescla o tamanho de um SUV grande com um carro esportivo de alto desempenho. O Q9 é o SUV mais caro, sofisticado e esportivo da marca alemã, e tenta transitar entre o mundo off-road dos SUVs e as pistas como esportivo.
O preço também é de grande tamanho começando em R$ 494.990 (R$ 471.990 para as primeiras unidades) e na versão Performance, passando por R$ 531.990 (R$ 503.990 nas primeiras unidades) na Performance Black. 

Para dar conta do off-road como um verdadeiro SUV, a Audi equipou o Q8 com suspensão pneumática capaz de elevar a carroceria em até 40 mm em relação à posição padrão ou rebaixá-lo em até 65 mm.
Assim, você tem um Q8 com altura de SUV ou de esportivo, pois as medidas são generosas com 1,70 m de altura, 4,98 m de comprimento e 2,19 m de largura. A tração integral quattro com sistema mecânico de gerenciamento de força ajuda o Q8 a superar terrenos difíceis sem grandes dificuldades.

O que mais chamou a atenção no modelo foi como a carroceria pouco torce, não range e não faz barulhos que indicariam fragilidade mesmo em situações mais extremas. Um dos destauques entre os equipamentos é o sistema de auxilio em decida, que regula o freio sozinho para ajudar o SUV a não escorregar.
Ângulos de entrada e saída generosos por conta da suspensão elevada ajudam a contribuir com o off-road, mesmo na versão Performance Black que traz para-choques esportivos do kit S-Line. Suspensão baixa, modo de condução em Sport e o Audi Q8 está pronto para a pista.

São 340 cv e 51 kgfm de torque providos pelo motor V6 3.0, mesmo do Porsche Cayenne. A diferença no Audi é que há um sistema híbrido leve que permite funções de roda livre além de ajudar a economizar combustível reduzindo esforço do motor.
O câmbio Tiptronic de oito marchas é o mesmo do Porsche, incluindo seu comportamento suave com trocas pouco sentidas e rapidez na operação, mesmo com o pé em baixo. Segundo a Audi, o Q8 atinge os 100 km/h em 5,9 segundos. O porta-malas de 605 litros com abertura elétrica é enorme.

Não tem muita altura, apostando na profundidade para abrigar carga. Com bancos deitados, ele é capaz de levar até 1.755 litros de bagagem.
O acabamento é irrepreensível, com qualidade em cada centímetro que a mão pode tocar, ressaltado por materiais macios ao toque e visual futurista. Destaque tecnológico do Q8 vai para a central multimídia dupla com telas sensíveis ao toque.
As duas metades trazem tecnologia de sensação física de botões, ou seja, não basta apenas tocar na tela como no celular, é preciso apertá-la como certa força um botão de verdade. Há mais precisão nos movimentos assim, mesmo em movimentos de arrastar.