Daniel Castellano / SMCS

A Avenida Manoel Ribas, que leva aos restaurantes de Santa Felicidade, está recebendo novas árvores do começo ao fim, do cruzamento com a Rua Presidente Carlos Cavalcanti, no São Francisco, até o Contono Norte, no Butiatuvinha.

Nesta quarta-feira (14/11) será finalizado o plantio de 489 mudas. Do lado direito da via – sentido Centro – são ipês amarelos e do lado esquerdo, extremosas. “As escolhas da nossa equipe levam em consideração o porte futuro das árvores e os demais elementos da cidade, como a largura do passeio e a fiação elétrica, por exemplo”, conta o diretor de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff.

Outra preocupação das equipes é com o espaçamento entre as mudas plantadas, que deve ser de quatro a cinco metros. “Isso acontece para não atrapalhar a visibilidade, elas devem estar a dois metros de entradas e saídas de veículos e atrás de placas de sinalização”, completa o engenheiro agrônomo responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha, Roberto Salgueiro.

Mais árvores

Com as obras de reestruturação da via, entregues no início de julho deste ano, mais 335 árvores foram plantadas na Manoel Ribas, totalizando 824 mudas na extensão da avenida.

A intervenção na Manoel Ribas desde a Rua Madre Clélia Merloni até o Contorno Norte (PR-418) incluiu obras de drenagem para melhorar o sistema existente, novo pavimento com asfalto de qualidade, adequado às características da via, calçadas com rampas de acesso, ciclofaixa, nova iluminação, paisagismo, cerca de 300 vagas de estacionamento conforme as características da via, para atender a demanda da região.