Resumo do dia

Bem rapidinho: o que foi notícia nesta sexta-feira, 27 de maio

Curitiba registra uma morte por Covid-19; casos ativos sobem levemente e chegam a 11.668

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba registrou, nesta sexta-feira (27/5), 1.782 novos casos de covid-19 e um óbito de morador da cidade infectado pelo novo coronavírus. O óbito ocorreu em 19 de maio e estava sob investigação. A vítima é um homem, com 72 anos. Até o momento foram contabilizadas 8.282 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.

 

Saúde convoca 6,9 mil pessoas para vacinação contra a Covid-19

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) convoca 6,9 mil pessoas para se vacinarem contra a covid-19 de segunda (30/5) a sexta-feira (3/6). O novo chamamento contempla a 2ª dose de crianças de 5 a 11 anos, adolescentes e adultos e doses de reforço para pessoas com 18 anos ou mais ou para pessoas imunossuprimidas com 12 anos ou mais.

 

Na Grande Curitiba, 30,2% da população poderia trabalhar remotamente, aponta Ipea

Na Grande Curitiba, 30,2% das população ocupada poderia trabalhar de forma remota, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em nota de Conjuntura divulgada nesta sexta (27). Isso equivale a 504.254 pessoas. O estudo também mostra que os rendimentos recebidos por ocupados exercendo potencialmente suas atividades de forma remota na Região Metropolitana de Curitiba é de R$ 2,3 bilhões, o quinto maior entre as regiões estudadas e que representa 36,1% do potencial de todo o Paraná.

 

Bolsonaro contesta pesquisa e sugere que Datafolha faz tabelinha com instituição

O presidente Jair Bolsonaro (PL) rompeu o silêncio e comentou nesta sexta-feira a mais recente pesquisa Datafolha, que mostrou nesta quinta, 26, ampla vantagem do ex-presidente Lula (PT) sobre ele na corrida pelo Palácio do Planalto. Bolsonaro contestou os números do levantamento e questionou se o instituto fazia "tabelinha com outra instituição", sem detalhar a qual se referia.

 

Vereador Éder Borges é cassado e perde o mandato em Curitiba

O vereador Éder Borges (PP), condenado pela Justiça por difamação contra a APP-Sindicato - entidade que representa os professores e funcionários da rede pública estadual, teve o mandato cassado. A decisão foi tomada nesta sexta-feira 27 de maio, pela Mesa Diretiva da Câmara Municipal de Curitiba. Após dicussão ocorrida nesta quinta-feira, 26 de maio, no Conselho de Ética da Casa, o processo voltou para a Mesa Diretora. A decisão coube ao presidente da Câmara, vereador Tico Kuzma (PROS), que declarou que cumpriu a lei orgânica de Curitiba.

 

Ex-policial é condenada a 14 anos e três meses de prisão por morte de copeira em Curitiba

A ex-policial civil Kátia das Graças foi condenada a 14 anos e 3 meses de prisão em regime fechado pela morte da copeira Rosaria Miranda da Silva. Em dezembro de 2016, Rosaria participava de uma festa de confraternização em um lava jato, ao lado do prédio onde Kátia morava. Incomodada com o barulho Kátia fez um disparo para o ar que acabou atingindo Rosaria.

 

Brasileiros são presos após tiroteio em Ciudad del Este, na divisa com Foz do Iguaçu

Dois brasileiros foram presos nesta sexta-feira (27) em uma ação da polícia do Paraguai em Ciudad del Este (divisa com Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná). Eles estavam entre os quatro homens armados que invadiram um prédio comercial na cidade para roubar caixas com celulares importados.

 

Quase 29 milhões de declarações do Imposto de Renda foram entregues, diz Receita

A Receita Federal informou que até às 16 horas desta sexta-feira (27) haviam sido entregues um total 28.880.296 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022. A expectativa é que 34.100.000 declarações sejam enviadas até final do prazo, que termina no próximo dia 31 de maio.

 

Athletico vai enfrentar o Libertad nas oitavas de final da Libertadores

Os confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores foram definidos nesta sexta-feira. O Athletico Paranaense vai enfrentar o Libertad, do Paraguai. Os dois times estavam no mesmo grupo da primeira fase. Por ter terminado em segundo lugar do grupo, o Athletico ficou no pote 2. O Libertad terminou em primeiro lugar, com a mesma pontuação do Furacão, com saldo de gols superior – por um gol apenas.

 

Bares de Curitiba vão transmitir a final da Champions League de olho no faturamento extra

Em tempos de crise toda oportunidade deve ser agarrada com as duas mãos literalmente, igual a um goleiro em uma decisão e mais uma vez a paixão mundial e dos brasileiros é um ingrediente extra para movimentar os bares, estabelecimentos de gastronomia e entretenimento de Curitiba.