Com vacinação e queda nos indicadores, Paraná diminui restrições da Covid. Veja como fica

O avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 e a redução dos indicadores de mortes, casos e internações em decorrência do vírus permitiram que o Governo do Estado alterasse as medidas restritivas para enfrentamento à pandemia no Paraná. O novo decreto (8.178/2021), assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta sexta-feira (30), diminui em uma hora o período de restrição da circulação em espaços e vias públicas, que passa a ser das 24h às 5h – a exceção são as atividades e serviços essenciais. O mesmo vale para a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos.

 

Resolução libera cultos em igrejas e templos religiosos do Paraná com 50% de capacidade de público

A Secretaria da Saúde (Sesa) do Paraná publicou nesta sexta-feira (30) as novas orientações sobre o funcionamento de igrejas e templos religiosos. O documento vem sendo atualizado conforme o cenário epidemiológico estadual e os decretos do Governo do Estado. A Resolução Sesa nº 705/2021, sobre as igrejas e templos religiosos, aumenta de 35% para 50% a capacidade de público presencial, preservando na íntegra as medidas de distanciamento.

 

Curitiba vacina nascidos no primeiro semestre de 1986 com primeira dose neste sábado

A Secretaria Municipal da Saúde convoca os nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho de 1986 para receberem a primeira dose da vacina contra a covid-19 neste sábado (31). Além deles, serão atendidas neste sábado gestantes e puérperas (que tiveram bebês há até 45 dias) com declaração médica para a vacina (regras abaixo). A ampliação foi possível devido à baixa adesão à repescagem realizada nesta sexta-feira (30). O público esperado era de 14 mil pessoas, mas até as 12h apenas 2.500 haviam buscado os pontos de vacinação.

 

Curitiba registra 15 mortes e 418 casos de covid-19; lotação de UTIs é de 60%

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba registrou, nesta sexta-feira (30), 418 novos casos de covid-19 e 15 óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus. Dez destes óbitos ocorreram nas últimas 48 horas. As vítimas são sete homens e oito mulheres, com idades entre 45 e 88 anos. Nove pessoas tinham menos de 60 anos. Até o momento foram contabilizadas 6.672 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.

 

Massa polar segue atuando no Paraná, mas tempo tem mudança

A massa de ar frio segue atuando sobre todas as regiões do Paraná no fim de semana, contudo o frio mais rigoroso compatível com formação de geadas fica restrito para as Regiões Sudoeste, Sul, Campos Gerais, Metropolitana de Curitiba, Centro e sul do Norte e Norte Pioneiro. O sábado (31) ainda será com frio no Paraná, mas menos intenso em relação aos últimos dias. Há um indicativo de aumento de nuvens em boa parte do Estado, com chuvas fracas/garoa em diversos setores. A chuva não deve ser forte e não há previsão de tempestades. Nas praias fica bem encoberto durante o dia.

 

Porto de Paranaguá deixa três navios de quarentena por causa da Covid-19

Três navios que chegaram nesta semana ao Porto de Paranaguá tiveram que ficar de quarentena por causa da Covid-19. A informação foi dada nesta sexta-feira (30) pela Portos do Paraná, em nota. A Portos do Paraná afirmou que a ação foi feita por orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Justiça valida demissão de mulher que pediu licença por Covid e foi viajar a lazer

A Justiça do Trabalho decidiu validar a dispensa por justa causa de uma trabalhadora de supermercado de Brusque (SC) que, após entrar em licença médica alegando sintomas de Covid-19, viajou para a cidade turística de Gramado (RS) no período em que deveria estar cumprindo quarentena. O afastamento foi solicitado pela própria empregada, que apresentou atestado médico particular. Embora a orientação médica fosse para que ela repousasse e permanecesse em casa, a trabalhadora admitiu que viajou com o namorado para passar o final de semana na serra gaúcha.

 

Coritiba derrota o Náutico, último invicto da Série B, no frio do Couto Pereira

Num clima bastante frio (5ºC no começo da partida e 4ºC no fim), o Coritiba derrotou o Náutico por 3 a 1 na noite desta sexta-feira (30), no Couto Pereira. Com isso, o time paranaense derrubou o único time que até então estava invicto na Série B. A partida era válida pela 15ª rodada da competição. Com o resultado, o Coritiba foi a 28 pontos e manteve a segunda posição na Série B. Em caso de empate, o time seria ultrapassado pelo Goiás. O Náutico ainda lidera, com 30.

 

Paraná Clube empresta três novatos para o Rio Branco, de Paranaguá

O Paraná Clube decidiu emprestar três novatos para o Rio Branco, de Paranaguá. O zagueiro Guilherme Lacerda (21 anos), o meia Castanha (20 anos) e volante Lucão (19 anos) serão cedidos para o clube do Litoral, que está na lanterna do Grupo 8 da Série D do Campeonato Brasileiro.

 

Sanepar mantém rodízio na Grande Curitiba e divulga tabela até 17 de agosto

A Sanepar divulgou nesta sexta-feira (30) a programação do rodízio no abastecimento de água na Região Metropolitana de Curitiba até 17 de agosto. Nesta sexta-feira, o nível médio dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) chegou a 50,48% – no primeiro dia do mês, o nível estava em 54,98%. A redução de 4,5 pontos percentuais decorre da baixa ocorrência de chuvas no mês de julho, que até o momento não superaram os 20 milímetros.