Resumo do dia

Bem rapidinho: o que foi notícia nesta sexta-feira, 7 de maio

Dia das Mães, dia de luto: quando os festejos dão lugar à saudade por causa da Covid-19

A mesa de almoço da família Agapito de Almeida terá um prato a menos no próximo domingo, quando pai, filhos e agregados se reunirão para celebrar o Dia das Mães. É que no dia 20 de março faleceu Eliane de Fátima Azevedo Agapito de Almeida, que tinha 61 anos e estava a nove dias de celebrar seu 62º aniversário. Era mãe do Felipe e da Gisele. Também esposa de João, com quem foi casada por quase 40 anos. E foi mais uma vítima do novo coronavírus. Desde o início da pandemia, mais de 414 mil brasileiros já faleceram por conta da Covid-19. Só no Paraná, inclusive, já são 23.347 óbitos, com 9.941 (43% do total) vítimas do sexo feminino. Mais que números, são as mães, tias, primas, filhas e irmãs de alguém. E para homenagear essas pessoas queridas, o Bem Paraná conta a história de duas famílias que, pela primeira vez, não poderão abraçar e beijar suas amadas no Dia das Mães.

Após decisão de Biden, governo Bolsonaro muda de ideia e passa a apoiar quebra de patentes de vacinas

Após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciar apoio para a quebra de patentes de vacinas contra a Covid-19, o governo Bolsonaro decidiu fazer o mesmo, em uma reviravolta em relação à posição que a atual administração vinha defendendo nos organismos internacionais. Em nota conjunta divulgada hoje os ministérios das Relações Exteriores, da Saúde, da Economia e de Ciência, Tecnologia e Inovações anunciaram a nova posição do governo brasileiro.

Vacinação contra a Covid-19 neste sábado é exclusiva para profissionais da saúde em Curitiba

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que neste sábado (8/5) a vacinação contra a Covid-19 na cidade será exclusivamente para profissionais de saúde que estão com a data agendada pelo aplicativo Saúde Já. Para esse público, a vacinação acontece em três lugares: Pavilhão da Cura (Barigui), Ouvidor Pardinho e Centro de Referência, Esportes e Atividade Física (Creaf) do Guaíra, das 8h às 17h.

Casos de Covid-19 em Curitiba voltam a subir e Saúde alerta para cuidados no Dia das Mães

Dados do painel de monitoramento da covid-19 mostram crescimento no número de casos da doença em Curitiba. A pandemia pode ganhar muita força nas próximas semanas se as medidas contra aglomerações não forem respeitadas, especialmente no Dia das Mães, neste domingo (13). O alerta vem dos especialistas do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.

Estudo aponta que volta das aulas presenciais causará aumento de casos, internamentos e mortes por Covid-19

A retomada das aulas presenciais num momento em que o Paraná ainda atravessa a terceira onda da Covid-19 e em que apenas 16,5% dos paranaenses foram vacinados pode causar o aumento de casos, internamentos e mortes causadas pelo novo coronavírus. É essa a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal de São João Del Rei e da Universidade Federal do Amazonas. Os dados - e os alertas - foram divulgados ontem (6 de maio) pelo cientista Lucas Ferrante, em plenária virtual realizada pela APP-Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná).

Campanha contra a gripe entra na terceira fase na próxima semana em Curitiba. Veja quem deve se vacinar

A Campanha de Vacinação contra a Gripe entra na terceira fase a partir da próxima semana em Curitiba, com o início da imunização dos idosos. A vacinação terá um cronograma especial por idade, para garantir que o intervalo necessário das doses da vacina anticovid para esta população seja respeitado.

Câmara de Curitiba denuncia tentativa de golpe com documentos falsificados da Casa

A Câmara Municipal de Curitiba anunciou nesta sexta-feira (7) ter desmascarado uma tentativa de golpe no dia 29 de abril, quando um ofício fraudado, endereçado ao posto de atendimento da Caixa Econômica dentro do Legislativo, solicitou a transferência de R$ 30.482,94 para uma conta bancária de terceiros. “Não houve prejuízo aos cofres públicos”, assegurou o presidente da Câmara, Tico Kuzma (Pros), na sessão plenária de quarta-feira (5), quando informou os vereadores sobre o caso.

Marcinho, do Athletico-PR, vai ser julgado por atropelamento e morte de professores

O lateral-direito Marcinho, do Athletico-PR, vai responder por homicídio culposo (quando não há intenção de matar), agravado por ausência de prestação de socorro, pelas morte dos professores Maria Cristina José Soares e Alexandre Silva de Lima, no Rio de Janeiro, em 30 de dezembro de 2020. O juiz Rudi Baldi Loewenkron, da 34ª Vara Criminal, aceitou a denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP/RJ).

Bolsonaro diz em evento que 'só falta assinar' decreto contra medidas restritivas

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira, 7, que tem "pronto" um decreto que impediria governadores e prefeitos de adotarem medidas mais duras de distanciamento social, como fechamento de comércio e restrição de circulação de pessoas, para conter o coronavírus. "O decreto já está pronto. Só falta assinar, e todos vão ter que cumprir", disse, durante inauguração de uma ponte sobre o Rio Madeira, no distrito de Distrito do Abunã, em Porto Velho (RO).

É mentira que só 'republiquetas' usam voto eletrônico, como diz Bolsonaro; sistema é adotado em 46 países

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a atacar, esta semana, o voto eletrônico, afirmando que o Brasil "é a única republiqueta' do mundo que utiliza o sistema. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a informação não é verdadeira. Ao todo, de acordo com o TSE, pelo menos 46 países usam a urna eletrônica e o sistema eletrônico de votação. Suíça, Portugal, Noruega, Austrália e Canadá estão entre os países que usam voto eletrônico

Assuntos