Retorno das aulas presenciais na Rede Estadual do Paraná começa por 200 escolas

O retorno às aulas presenciais na Rede Pública Estadual, a partir de 10 de maio, se dará inicialmente em cerca 200 escolas, de diferentes regiões do Paraná. O quantitativo corresponde a aproximadamente 10% das unidades pertencentes à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta terça-feira (4), em entrevista à imprensa. As atividades dentro das escolas estavam suspensas desde março do ano passado. A retomada vai ocorrer paralelamente à vacinação dos profissionais da Educação, programada para começar nos próximos dias.

 

Curitiba registra mais 22 mortes por Covid-19. Novos casos seguem em patamar alto

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba registrou, nesta terça-feira (4), 588 novos casos de covid-19 e 22 óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus. Dezoito destes óbitos ocorreram nas últimas 48 horas. Desde abril os novos casos registrados diariamente estão na casa de 500 ou muito perto, o que significa um patamar ainda elevado. As vítimas são 15 homens e sete mulheres, com idades entre 26 e 74 anos. Sete pessoas tinham menos de 60 anos. Até o momento foram contabilizadas 4.774 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.

 

Morre o ator e humorista Paulo Gustavo, vítima da Covid-19

O ator e humorista Paulo Gustavo morreu na noite desta terça-feira (4), aos 42 anos. Ele estava internado desde o dia 13 de março, devido a complicações pela Covid-19. Nesta terça-feira, o hospital Copa Star, em Copacabana, no Rio de Janeiro, afirmou que o ator estava com “o estado de saúde se deteriorando de forma importante” após uma embolia gasosa pulmonar ocorrida no último domingo (2). E chamou o quadro de “irreversível”.

 

Governo decreta situação de emergência hídrica na Grande Curitiba

Com a continuidade da estiagem no Paraná e após o abril mais seco da história em várias cidades paranaenses, o Governo do Estado decretou nesta terça-feira (4) situação de emergência hídrica na Região Metropolitana de Curitiba e no Sudoeste do Estado. O decreto 7554/21 tem validade de 90 dias e é promulgado um ano após medidas semelhantes terem sido adotadas para minimizar os impactos da crise hídrica, que se estende há pelo menos dois anos.

 

Polícia prende no Batel homem suspeito de matar filho de 9 meses por maus-tratos

A Polícia Civil do Paraná prendeu um homem, de 21 anos, por maus-tratos contra o filho, de apenas 9 meses, ocorrido no início de março deste ano. A criança morreu após os fatos. O homem foi capturado nesta terça-feira (4), no bairro Batel, em Curitiba. A polícia foi acionada por uma notificação obrigatória do hospital em que o bebê estava. O menino foi internado em estado gravíssimo e veio a óbito dois dias depois. Ao chegar ao hospital, a criança apresentava hematomas pelo corpo, edema no cérebro e lesões antigas.

 

Mandetta: havia decreto presidencial para que se mudasse a bula da cloroquina

Em depoimento à CPI da Covid, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou nesta terça-feira (4) que, durante uma reunião com ministros no Palácio do Planalto, ele teve acesso ao que seria uma proposta de decreto presidencial para fosse sugerida uma mudança na bula da cloroquina. A medida seria feita de uma forma que passasse a indicar o remédio no tratamento da covid-19.

 

No quarto, Covas revê o filho e fala em ‘batalha vencida’

O prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), foi acomodado em um quarto de atendimento semi-intensivo do Hospital Sírio-Libanês na tarde desta terça-feira, 4, e pôde rever o filho, Tomás, de 15 anos, após sair da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do centro médico. Ele teve de ir para a UTI no dia anterior, após médicos identificarem uma hemorragia, que foi controlada. Covas se trata de um câncer metastático que atinge o sistema digestivo e ossos, e não tem previsão de alta.

 

Ministro da Infraestrutura descarta rever modelo híbrido de pedágio no Paraná

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, voltou a defender nesta terça-feira (4), em reunião com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) da Câmara Federal, em Brasília, o modelo híbrido para as novas concessões do pedágio no Paraná. Freitas reafirmou que esse modelo, com leilão por menor tarifa, e exigência de um depósito caução a ser revertido nas próprias concessões é uma garantia de que as obras serão realizadas. Ele também reforçou que o compromisso de que as novas tarifas sejam justas, e atreladas aos investimentos previstos.

 

Apostador leva R$ 37,4 milhões na Mega-Sena; No Paraná, 14 acertam a quina

Um apostador de Nova Brasilândia do Oeste (RO) acertou as seis dezenas do concurso 2.368 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (4) à noite no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo. O prêmio era de R$ 37,4 milhões. Os números sorteados foram 04 – 07 – 13 – 25 – 36 – 58.

 

Homem com facão ataca creche em Santa Catarina e mata cinco pessoas

Um jovem de 18 anos identificado como Fabiano Kipper Mai matou pelo menos cinco pessoas, entre elas três crianças com idades entre seis meses e dois anos, uma professora e uma funcionária ao invadir uma creche armado com um uma adaga (espada) no município de Saudades, a aproximadamente 60 km de Chapecó, no oeste de Santa Catarina.