Em 2010, os físicos Andre Geim e Konstantin Novoselov venceram o Nobel de Física por uma pesquisa que, em 2004, culminou com o inédito isolamento do grafeno, um material de alta qualidade, muito forte e leve e que, desde sua criação, se tornou a menina dos olhos da indústria de tecnologia.

Agora, o material poderá ser utilizado para se criar a camisinha do futuro, mais fina, forte, elástica e segura, segundo Aravind Vijayaraghavan, coordenador do time de pesquisadores da Universidade de Manchester que desenvolve o projeto.

Para conseguir criar o produto, que segundo Vijayaraghavan dá mais prazer do que a camisinha atual, a Fundação Bill e Melinda Gates doou US$ 100 mil, parte do programa Explorations, que seleciona ideias que têm potencial de aprimorar a saúde global e concede o incentivo para que elas possam se concretizar.

Esse material vai ser pensado para aumentar a sensação natural durante a penetração enquanto se usa a camisinha, o que deve encorajar e promover o uso, diz Vijayaraghavan.