SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O mercado financeiro adotou postura otimista nesta segunda-feira (15) de espera por nova pesquisa eleitoral. A Bolsa brasileira avançou, enquanto o dólar caiu mais de 1%, também apoiados pelo mercado externo.

Nesta noite, serão conhecidos os números da primeira pesquisa Ibope do segundo turno. Mais cedo, o BTG divulgou seu levantamento telefônico, que mostrou Jair Bolsonaro (PSL) com 51% dos votos, ante 35% que seriam dados a Fernando Haddad (PT).

"Abrimos a semana com expectativas otimistas para os ativos nacionais, tendo como pano de fundo…a continuidade da leitura de que Fernando Haddad (PT) dificilmente conseguirá 'virar o jogo' contra Jair Bolsonaro (PSL) na corrida presidencial", escreveu a H.Commcor em relatório.

A Bolsa brasileira fechou o dia em alta de 0,53%, a 83.359 pontos. O giro financeiro foi de R$ 20 bilhões, em pregão marcado pelo vencimento de contratos de opção.

O pregão mais uma vez se destacou pelas altas de Petrobras, Banco do Brasil e Eletrobras. Além disso, a Vale subiu mais de 2% após divulgar que sua produção bateu recorde no terceiro trimestre. 

Ainda nos destaques corporativos, as ações da Gol subiram 4% após o anúncio de que irá incorporar a empresa de fidelidade Smiles. Os papéis da Smiles caíram quase 40% no pregão.

No exterior, o dia foi majoritariamente negativo, com quedas modestas nas Bolsas americanas. Apesar das perdas desta segunda, o mercado brasileiro ainda se ajustava aos ganhos nos mercados acionários da sexta-feira, feriado de Nossa Senhora Aparecida. Enquanto a Bolsa local estava fechada, os principais índices mundiais se recuperaram das perdas da semana.

O dólar recuou 1,16%, a R$ 3,7350. De uma cesta de 24 divisas emergentes, o dólar perdeu valor para 14, sendo o real a terceira que mais se valorizou ante a moeda americana.