Tânia Regô e Paulo Whitaker/Agência Brasil

Os dois principais protagonistas das eleições neste domingo (28 de outubro), os presidenciáveis Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) votaram na manhã deste domingo (28), em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente. De ambos os lados, os discurtos tiveram tom de otimismo.

bolsonaro deve acompanhar a apuração de seu condomínio, na Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, que foi fechada para o trânsito. A interdição foi informada antecipadamente aos moradores da região sob a justificativa de manifestações em apoio ao candidato do PSL.

No início da tarde, policiais que reforçam desde cedo a segurança nas proximidades da residência do candidato apontavam a presença de mais de 200 pessoas. A estimativa é que o público chegue a 500 mil manifestantes até o final do dia.

O presidente nacional do PSL, Gustavo Bebianno, que tem sido presença diária na casa de Bolsonaro, visitou o presidenciável por volta das 15h. Antes de entrar no condomínio, o advogado, de bermuda e camisa polo, avisou que não acompanharia a apuração com o capitão da reserva. Apenas visitaria rapidamente o candidato.

Estrutura
Uma estrutura foi montada ao lado de fora do condomínio. A reportagem da Agência Brasil conversou com parentes de Bolsonaro que disseram que haverá um telão no local. Não forneceram detalhes. A expectativa é que seja usado para um possível discurso de Bolsonaro que o candidato fará de dentro de sua residência. 

Inicialmente, a informação divulgada por aliados do candidato é que, em caso de vitória,  haverá um pronunciamento organizado pela TV Globo e distribuído para toda a imprensa a pedido do candidato. Ao passar pelos manifestantes, o veículo da emissora foi alvo de vaias.

Haddad

Após votar, pela manhã, o candidato à Presidência da República pelo PT, Fernando Haddad, passou o início da tarde com a família no apartamento, em São Paulo. Ele é esperado no final de tarde em um hotel da cidade, onde simpatizantes e correligionários o aguardam para acompanhar a apuração dos votos.

No hotel, foi montado um esquema chamado de “quartel-general” com estrutura para entrevistas coletivas para a imprensa e telefonemas para autoridades.

Voto

Bolsonaro foi o primeiro a votar, perto da 9 horas, e marcou presença na Escola na Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, no Rio de Janeiro. Por recomendação da Polícia Federal, o candidato usou entrada alternativa, pelos fundos da escola, e colete à prova de bala. Ele chegou à seção eleitoral escoltado por policiais federais e acompanhado da esposa, Michele Bolsonaro, que estava vestida de branco. Antes de votar, o candidato beijou a mulher e fez sinal de vitória com os dedos.

Já Fernando Haddad, que vestiu uma camisa azul e calça jeans, votou por volta das 10 horas na Brazilian Internacional School, em Indianópolis, acompanhado da mulher, Ana Estela, vestida de lilás e branco. Do lado de fora da instituição, eleitores ouviam a música Alerta, Desperta, ainda Cabe Sonhar e seguravam rosas e livros.

Otimista com a possibilidade de vitória, Haddad disse que lutará "até o fim". "Há uma forte tendência de alta nas pesquisas nos últimos dias e eu estou muito esperançoso de que a gente vai ter um resultado positivo hoje à noite", disse.