RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – O Botafogo venceu o Campinense por 2 a 0, nesta quarta-feira (13), no Amigão, em Campina Grande (PB), e avançou na Copa do Brasil. Apesar de o jogo ter transcorrido sem sustos, o time carioca entrou em campo pressionado por ter sido eliminado de maneira vexatória na primeira rodada da competição no ano passado.


Pimpão e Alex Santana marcaram os gols do triunfo. Na próxima fase, o Botafogo encara o Cuiabá, que se classificou diante o Ypiranga-AP. A data da partida ainda não está definida.


O Botafogo adotou a posse de bola desde os primeiros minutos, mas apresentava dificuldade em criar jogadas ofensivas. O jogo ficou bem truncado e poucas chances de gol ocorreram. A primeira dela foi aos 19min, quando Jean chutou de longe e arrancou suspiro da torcida.


Apesar da atuação ruim, o Botafogo não demorou a provar sua superioridade. Em jogada ensaiada, aos 32min do primeiro tempo, Gabriel subiu mais alto que a defesa adversária e escorou para Pimpão. O atacante completou para as redes e voltou a mostrar sua estrela em partidas eliminatórias.


Mal conquistou a vantagem e o Botafogo quase cedeu o empate. Em cobrança de escanteio, Gustavo bateu no primeiro pai e viu Romeu se antecipar à zaga para desviar. A bola tinha endereço, mas Gatito Fernandez mostrou agilidade para realizar a defesa.


Um dos principais problemas do time na temporada é a camisa 9. Hoje não foi diferente. Kieza, de fato, participa pouco do jogo e, quando acionado, tem desafinado. Após receber belo passe de Pimpão, ele tentou driblar o goleiro e perdeu grande oportunidade de ampliar para o Botafogo.


Na volta do intervalo, o Botafogo se preparou todo para aproveitar os contra-ataques cedidos pelo Campinense. E o Alvinegro quase ampliou aos 3min em jogada individual de Luiz Fernando. No rebote, Alex Santana ainda chutou e foi bloqueado pela defesa.


Melhor em campo, o Botafogo ampliou logo no início do segundo tempo. Após cruzamento na área, a zaga do Campinense afastou e a bola sobrou para Alex Santana. O volante dominou e mandou uma pancada no ângulo direito de Wagner. Golaço, aos 8min do segundo tempo: 2 a 0.


Após fazer 2 a 0, o Botafogo precisaria levar a virada para ser eliminado da Copa do Brasil. O Campinense até tentou se laçar ao ataque, mas pouco perigo ofereceu à meta de Gatito. O Alvinegro, então, passou a ‘cozinhar’ o adversário com toques no meio-campo à espera do fim do jogo.


CAMPINENSE


Wagner; Neilson, Henrique, Richardson, João Victor; Cleber, Romeu (João Vitor), Gustavo (Dênis), João Paulo; Warlei, Lopeu. T.: Francisco Diá


BOTAFOGO


Gatito; Marcinho, Carli, Gabriel, Jonathan; Jean, Alex Santana, Rodrigo Pimpão, Luiz Fernando; Erik, Kieza. T.: Zé Ricardo


Estádio: Amigão, em Campina Grande (PB)


Juiz: Rodrigo D’alonso Ferreira (SC)


Cartões amarelo: Marcinho, Jean e Carli (Botafogo); Henrique, João Vitor e Lopeu (Campinense)


Gols: Rodrigo Pimpão, aos 32min do primeiro tempo, e Alex Santana, aos 8min do segundo tempo