Pedro Martins / MoWa Press – Neymar

O Brasil venceu o Qatar por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (5), no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Venceu o jogo, mas perdeu seu principal jogador, Neymar. Ele saiu machucado aos 20 minutos do primeiro tempo, com dores, e virou dúvida para a disputa da Copa América, que começa no dia 14 de junho.

Antes da Copa América, o Brasil ainda faz mais um amistoso, contra Honduras, neste domingo (9), às 16 horas. A estreia na competição é no dia 14, contra a Bolívia.

Neymar passou a última semana envolvido em uma investigação na qual ele é acusado de estupro. Nesta quarta-feira, a jovem envolvida no caso, Najila Trindade, falou sobre o caso pela primeira vez e afirmou que foi vítima de estupro e agressão.

No jogo, Neymar sentiu a lesão aos 16 minutos, quando o Brasil já vencia por 1 a 0, gol de Richarlison. Ele dividiu uma bola com Madibo, no meio-de-campo, e virou o pé direito. Em seguida, pediu para não receber a bola e deixou o campo. Acabou substituído por Everton, atacante do Grêmio. Ainda no banco de reservas, os médicos aplicaram gelo no pé do jogador, que saiu dali direto para os vestiários. Foi no pé direito que Neymar sofreu duas fraturas – uma delas, antes da Copa de 2018; a outra, em fevereiro deste ano.

“Neymar sofreu uma entorse no tornozelo direito. Ele já foi examinado pelo médico da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar”, disse a CBF, nas redes sociais, no intervalo da partida.

Jogo

Depois de ter criado algumas boas chances de gol, o Brasil abriu o placar aos 16 minutos. Philippe Coutinho carregou pela direita e rolou para Daniel Alves, que cruzou para a área. Richarlison, de cabeça, colocou a bola à esquerda do goleiro Al-Sheeb. Aos 23, Daniel Alves enfiou para Richarlison, que dominou e cruzou rasteiro para Gabriel Jesus tocar na saída do goleiro. O placar poderia ter sido maior no primeiro tempo, mas Philippe Coutinho perdeu um gol quase feito aos 32 minutos. Aos 39, o árbitro deu pênalti num lance em que a bola tocou no braço de Hassan, dentro da área. Contudo, ele mudou de ideia após consultar o árbitro de vídeo. Aos 46, o goleiro Al-Sheeb fez boa defesa em chute de Everton.

No segundo tempo, o Brasil manteve o domínio, mas não conseguiu ampliar. A partir dos 17 minutos, Tite iniciou as trocas na equipe. David Neres entrou na vaga de Richarlison no ataque. O volante Arthur deu lugar a Fernandinho. Philippe Coutinho saiu para a entrada de Lucas Paquetá. As últimas trocas ocorreram nas laterais: Filipe Luis abriu espaço para Alex Sandro na esquerda e Daniel Alves cedeu o lugar para Eder Militão na direita. O time do técnico Tite produziu menos e não conseguiu ampliar. Aos 49 minutos, o árbitro, após consultar o VAR, marcou pênalti a favor do Qatar, apontando que o goleiro Ederson derrubou Abdulsalam na área. Só que Khoukhi chutou no travessão.

 

BRASIL 2 x 0 QATAR
Brasil: Ederson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís (Alex Sandro); Casemiro, Arthur (Fernandinho) e Philippe Coutinho (Lucas Paquetá); Richarlison (David Neres), Gabriel Jesus e Neymar (Everton). Técnico: Tite
Qatar: Al-Sheeb; Pedro Miguel, Al Hajri, Khoukhi, Salman e A. Hassan (Ali Afif); Madibo, Hatem (Abdulsalam), Al-Haydos (Doozandeh) e Akram Afif (Alaaeldin); Almoez Ali. Técnico: Félix Sanchez
Gols: Richarlyson (16-1º), Gabriel Jesus (23-1º)
Cartões amarelos: Casemiro, Madibo
Árbitro: José Argote (Venezuela)
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília, quarta-feira