Divulgação/SMCS

As famílias curitibanas que precisam de vaga nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) já podem fazer o cadastro das crianças via internet, pelo computador de casa ou smartphone. O novo portal Cadastro Online – Registro de Intenção de Vagas foi lançado nesta sexta-feira (11/10), no Salão Brasil da Prefeitura, pelo prefeito Rafael Greca e pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

“Curitiba, a cidade das ideias, da inovação, do melhor planejamento urbano, a cidade inteligente. Aqui brilha uma grande luz, a luz dos direitos das crianças”, disse o prefeito, ao explicar que o novo portal definirá, a partir de critérios técnicos, qual criança terá prioridade.

“Assim libertamos as diretoras da obrigação de conferir nas casas a situação de cada criança e de ter que fazer essa escolha. As famílias fazem o cadastro de intenção de vaga e depois apresentam documentos comprovando a situação cadastrada. Por exemplo, se é criança com deficiência, terá vaga”, explicou o prefeito.

Até agora, as informações sobre as condições socioeconômicas da criança de zero a 3 anos e do seu responsável eram inseridas no Sistema de Gestão Escolar (GED) e depois validadas por representantes do Conselho do CMEI, por meio de visitas ao domicílio da família.

A prioridade é para situações de vulnerabilidade e famílias com menor renda.

“Nossa intenção foi facilitar e agilizar o processo de solicitação de vagas. Agora é só entrar no sistema e preencher os dados. O responsável pode escolher CMEIs próximos de casa ou do trabalho, conforme preferir. E será necessário o CPF da criança, o que impedirá duplicidades”, explicou Maria Sílvia.

Ao longo desta sexta-feira, servidores da Educação participam de formações para utilizar a nova ferramenta.

Como fazer? – Acesse o endereço cadastro-online.curitiba.pr.gov.br ou utilize o Curitiba App. É necessário que todos os interessados façam o cadastro online, mesmo que já tenha feito a solicitação diretamente no CMEI. Caso a pessoa não disponha de computador ou smartphone, pode ir a um CMEI ou Núcleo Regional da Educação, nas Ruas da Cidadania, que um servidor fará o cadastro.

A nova ferramenta funciona como cadastro. As matrículas são efetivadas depois.