Divulgação

A rádio CBN Curitiba (90.1 Mhz) vai mudar de mãos. O Grupo JMalucelli não renovou a concessão com as Organizações Globo, proprietária da emissora. A emissora ficará no ar somente até o dia 31 de outubro. Os funcionários foram comunicados da demissão nesta segunda (18). 

O empresário Amarildo Lopes, da CBN Londrina também novo proprietário da Rádio Light (antiga Transamérica Light) a capital, assumirá a concessão da CBN Curitiba, segundo informações apuradas pelo Bem Paraná. Porém, neste primeiro momento não haverá equipe de jornalismo local e o nome deve mudar. De acordo com as informações da diretoria da Light houve apenas uma demissão há algumas semanas, mas sem nenhuma relação com a troca da comando da emissora.

O que se sabe é que a rádio CBN vai para a faixa 95,1 e a 90.1, do Grupo Malucelli ainda não tem programação definida. De acordo com informações extraoficiais, há chance de parte da equipe da CBN Curitiba ser recontratada pelo novo proprietário. 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) está acompanhando o processo de demissão dos cerca de 10 jornalistas da emissora e avaliando as possíveis medidas que podem ser tomadas. Informações extraoficiais dão conta que além dos jornalistas, outros 15 funcionários foram comunicados da demissão. 

Em nota, o Grupo JMalucelli explicou que o atual contrato venceria no dia 31 de dezembro, mas o encerramento foi antecipado para outubro a pedido do presidente do grupo paranaense de comunicação, o empresário Joel Malucelli. “Nossa parceria com a direção da CBN sempre se pautou pelo profissionalismo, com destaque na produção de conteúdo noticioso de rádio na capital paranaense e região metropolitana, bem como na retransmissão das notícias da Rede CBN”, afirmou. “Aprendemos, neste período, a solidificar nossa missão no rádio, e agradecemos à direção da rede e seus profissionais, que nos honraram com conhecimento”, concluiu Joel Malucelli. Ao anunciar o fim da parceria com a CBN, o Grupo JMalucelli Comunicações confirmou que mantém a presença no radiojornalismo de Curitiba com a BandNews FM, rede comandada pelo Grupo Bandeirantes.

História

A CBN Curitiba entrou no ar no dia 5 de maio de 1995, com várias inovações. A principal foi a transmissão só́ de notícias, opção que não existia em emissoras AM ou FM na capital paranaense. Com isso, a CBN se tornou a primeira FM essencialmente jornalística do Paraná. Foi a primeira emissora a transmitir sua programação pela internet no ano de 1996. O primeiro site da rádio, com jornalismo atualizado, foi criado em 2003, armazenando e disponibilizando os debates e entrevistas no site da emissora.