Reprodução

A partir desta semana as famílias enlutadas já poderão optar pelo velório ao ar livre, no Cemitério Vaticano, de Almirante Tamandaré. A estrutura projetada conta com uma tenda montada no gramado do cemitério com cadeiras, bancos e a base para a urna. A iniciativa surgiu por ser uma medida segura e para as pessoas terem mais espaço entre elas, por precaução nessa época do surto, para que o vírus não se espalhe ainda mais. O velório ao ar livre vai permitir um número maior de pessoas, do que 10 em uma sala fechada. A estrutura vai comportar um velório por vez, de até três horas. A despedida poderá ser feita em qualquer horário por conta de o cemitério realizar sepultamentos nos períodos noturnos, quando necessário. 

De acordo com a diretora da empresa Mylena Cooper, o velório vai substituir as homenagens de despedidas geralmente realizadas em salas de cerimônias. “Depois da despedida vai ser realizada a cerimônia ao ar livre, com mestre de cerimônias e violinista”, conta. O agendamento dos velórios ao ar livre pode ser feito diretamente com a Vaticano, independente se o falecido for sepultado ou cremado. O atendimento é 24 horas. Em caso de morte causada pelo COVID-19 a recomendação é que faça o sepultamento ou a cremação direto, sem despedida, para segurança de outras pessoas. “O velório ao ar livre é uma forma de prevenção, para as pessoas não ficarem tão aglomeradas e se sentirem mais confortáveis e protegidas, e para que não ocorra o risco de mais transmissão”, finaliza Mylena. A empresa Vaticano já está trabalhando de acordo com as orientações do Serviço Funerário da Prefeitura Municipal de Curitiba, analisa e atualiza diariamente os protocolos nacionais e internacionais do setor. Durante os velórios as pessoas estão sendo orientadas para manter um distanciamento, uma das outras, evitar tocar na pessoa velada, fazer a higienização das mãos com álcool em gel constantemente, evitar aglomeração de gente, mesmo sendo em um evento de luto, sem contar que as salas de velórios estão todas arejadas.

No momento tem à disposição um psicólogo para às famílias, caso tenham que interromper os ritos fúnebres culturais por conta da pandemia, o que pode prejudicar o processo do luto. Também já existe uma programação após essa fase atípica onde vai disponibilizar cerimônias de homenagens a todos os entes queridos que se foram nesse período e tiveram somente uma breve despedida.