Colaboração

Uma tempestade com chuva de granizo atingiu várias regiões de Curitiba e de cidades da Região Metropolitana na tarde desta terça (3). Os primeiros bairros  atingidos na capital foram Hauer, Boqueirão, Portão, Xaxim, Campo Comprido. Depois, a tempestade passou pelo Centro, Centro Cívico, São Lourenço, Bacacheri, Cabral, Cristo Rei, Jardim das Américas, Jardim Botânico, Abranches, Pilarzinho, Boa Vista, Tatuquara, entre outros.

Na altura do km 82 da BR-277, em Curitiba, a rodovia ficou coberta de gelo, parecendo neve. O mesmo aconteceu no trecho urbano da BR-116. Segundo informações da concessionária Auto Pista Sul, o Contorno Leste entre o Km 103 e o Km  106, em São José dos Pinhais, ficou interditada por 30 minutos por causa da chuva de granizo. De acordo com informações preliminares dos bombeiros, a maternidade do Hospital de São José dos Pinhais foi destelhada.

Relatório da Defesa Civil de Curitiba demonstra que a precipitação provocou danos nos telhados de 65 residências, que fizeram solicitação para a entrega emergencial de lona. Esse atendimento é feito pelos guardas municipais. Duas quedas de árvore foram registradas, nas regionais Boqueirão e Tatuquara. Até o momento, não há relatos de vítimas ou pessoas que precisaram deixar suas casas por conta dos estragos (desabrigados ou desalojados). Equipes da Defesa Social e Trânsito, FAS e Meio Ambiente continuam mobilizadas para os atendimentos que se fizerem necessários e ainda podem ser registrados. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil alerta para a possibilidade de novas chuvas localizadas ao longo das próximas horas. Em caso de emergência, o cidadão deve recorrer aos telefones 199 (Defesa Civil – alagamentos), 153 (Guarda Municipal – fornecimento de lona), 156 (Central de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura – quedas de árvore) e 193 (Corpo de Bombeiros – resgate).

Queda de temperatura

A temperatura em Curitiba despencou em poucas horas com a chegada de uma frente de instabilidade nete fim de tade de terça-feira (3). A tarde na Capital começou amena. Pouco depois das 14 horas fazia 23ºC. Com a passagem da frente que provocou a pancada forte de chuva com granizo, no final da tarde, a temperatura caiu para 10,4ºC com sensação térmica de 9ºC, por causa do vento gelado.

No início da tarde, o Instituto Simepar já previa áreas de instabilidade estão se desenvolvendo sobre as regiões Central, Campos Gerais, centro sul, Sul e Sudoeste, divisa com Santa Catarina. Segundo o instituto, até o período da noite novas áreas de instabilidade vão se desenvolver desde o Oeste até o Litoral do Estado e ocasionar mais pancadas de chuvas isoladas com incidência de trovoadas.  O calor voltou a se intensificar e as temperaturas já ultrapassam os 30 °C no Sudoeste, Oeste e Noroeste do Estado.

Balanço de outubro

O mês de outubro terminou com o acumulado de chuva abaixo da média mensal no Paraná, assim como já havia ocorrido em setembro. Apesar das chuvas voltarem a ocorrer com uma maior frequencia, ainda não foi o suficiente para que o volume alcançe os valores normalmente registrados.