O temporal também causou estragos em três hospitais de Curitiba e Região. O caso mais grave foi registrado no Hospital Nossa Senhora das Graças, onde uma das calhas da cobertura do Hospital não aguentou a pressão e volume de água e gelo, acabando por romper-se, sendo necessário evacuar parte da UTI Neonatal, que se divide em duas áreas distintas, com 10 leitos cada. Os bebês foram transferidos e todos passam bem, segundo a assessoria.

Nesta manhã de quinta-feira, 19, a equipe médica está avaliando todos os casos para decidir sobre a necessidade de transferência dos pacientes. Já foram reservados leitos de UTI em outros hospitais, visando eventual transferência.

A calha foi consertada ainda na noite de ontem, e para garantir mais segurança, considerando as previsões de novos temporais, as calhas estão sendo novamente reforçadas e equipe de engenharia do Hospital está avaliando outras melhorias.

No Erasto Gaetner, localizado o bairro Jardim das Américas, as chuvas foram pontuais e segundo a assessoria, houve acúmulo de pedras de gelo nas calhas o que causou o transbordamento delas e o alagamento de alguns pontos. No entando, de acordo com a assessoria, a situação foi controlada pelos funcionários na quarta-feira mesmo e não houve prejuízo no atendimento dos pacientes. 

No Hospital do Rocio, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a tempestade desta quarta-feira, 18, atingiu as duas unidades do hospital na cidade, mas houve apenas danos não estruturais, sobretudo no acabamento das áreas externas (portas, janelas, placas, coberturas), conforme nota divulgada pela diretoria. 

“O Hospital ressalta que as equipes internas agiram de imediato para solucionar todos os riscos e não houve qualquer incidente com visitantes ou funcionários, tampouco com os pacientes internados”. Os equipamentos de todas as UTIs permaneceram funcionando com “absoluta segurança e normalidade”.

Ainda conforme a nota, alguns pontos internos específicos, de ambas as unidades, foram parcialmente alagados e por isso, foi necessário isolar temporariamente algumas áreas e setores, sem interferir ou comprometer o tratamento hospitalar dos pacientes.

“O atendimento ao público funciona normalmente e, nos próximos dias, o Hospital do Rocio efetuará a mensuração exata dos danos, bem como realizará o mais rápido possível todos os reparos das suas estruturas”, finaliza a nota. 

Integra da nota

O Hospital Nossa Senhora das Graças por meio de sua
Assessoria de Imprensa esclarece que:

Na tarde de ontem, 18, devido a forte tempestade de granizo, uma das calhas da cobertura do Hospital não aguentou a pressão e volume de água e gelo, acabando por romper-se, sendo necessário evacuar parte da UTI Neonatal, que se divide em duas áreas distintas, com 10 leitos cada.

De imediato, foi acionada a equipe de brigadistas da Instituição, e os bebês que estavam na unidade atingida foram prontamente transferidos pela equipe médica e de enfermagem para outra unidade da UTI Neonatal e para a UTI Cardíaca. Apesar do ocorrido, os bebês não foram diretamente atingidos pela água, e não houve qualquer descontinuidade de cuidados intensivos.

Como contingência, foram orientados os obstetras a não trazerem pacientes de risco em função da desocupação de uma das unidades. E, agora pela manhã, a equipe médica está avaliando todos os casos para decidir sobre a necessidade de transferência dos pacientes. Já foram reservados leitos de UTI em outros hospitais, visando eventual transferência.

A calha foi consertada de imediato, ainda na noite de ontem, e para garantir mais segurança, considerando as previsões de novos temporais, as calhas estão sendo novamente reforçadas e equipe de engenharia do Hospital está avaliando outras melhorias.

Mesmo com todos os esforços nas manutenções preventivas do prédio, incluindo as calhas, infelizmente, foi um caso de calamidade na cidade. As equipes multidisciplinares e diretoria atuaram presencialmente com segurança, seguindo plano de contingência da Instituição.

Lamentamos o ocorrido, e aproveitamos para reforçar que o Hospital Nossa Senhora das Graças é certificado com nível máximo de excelência no processo de acreditação da Organização Nacional de Acreditação, realizando treinamentos periódicos de gestão de riscos e planos de contingência para garantir a segurança do paciente.

Hospital do Rocio

O Hospital do Rocio informa que suas duas unidades de Campo Largo (PR), foram atingidas pelas fortes tempestades do dia de hoje (18/09), que causaram alguns danos não estruturais, sobretudo no acabamento das áreas externas (portas, janelas, placas, coberturas). O Hospital ressalta que as equipes internas agiram de imediato mitigando todos os riscos e não houve qualquer incidente com visitantes ou funcionários, tampouco com os pacientes internados.

Destaca, ainda, que todos os equipamentos de todas as UTIs permanecem funcionando com absoluta segurança e normalidade. Alguns pontos internos específicos, de ambas as unidades, foram parcialmente alagados, sendo necessário isolar temporariamente algumas áreas e setores, sem interferir ou comprometer de nenhuma forma o tratamento hospitalar de todos os pacientes.

O atendimento ao público funciona normalmente e, nos próximos dias, o Hospital do Rocio efetuará a mensuração exata dos danos, bem como realizará o mais rápido possível todos os reparos das suas estruturas. Por fim, o Hospital registra um agradecimento formal aos médicos enfermeiros, funcionários e prestadores de serviços, que prontamente se uniram em prol da segurança dos pacientes e de todos.

Atenciosamente HOSPITAL DO ROCIO