Franklin de Freitas

A tarde desta quinta-feira (12) em Curitiba tem a cidade encoberta por uma coloração entre o tênue cinza e o branco. Isso pode ser efeito do clima mais seco, que acaba ajudando na concentração de poluentes no ar, formando uma névoa seca (quando há a condensação de vapor d’água, em associação com a poluição). O efeito da poluição no ar pode ter diversas colorações, que vão desde o esbranquiçamento ao laranja e o vermelho forte, que se acentuam conforme as condições climáticas, com fatores influenciadores, como o ar mais seco e o calor.

Nesta tarde a umidade relativa do ar na Capital estava em índices aceitáveis (45%), mas a temperatura era elevada, acima de 31ºC. Mas, às 13 horas, a temperatura em Curitiba atingiu 32,9ºC, a mais alta neste inverno.

Até o final da tarde e o iníco da noite pode ocorrer mudanças, com a aproximação de uma frente fria que pode aumentar a cobertura de nuvens na Capital. Na sexta-feira (13), o céu fica encoberto na Capital, com temperatura máxima abaixo dos 20°C, segundo Simepar.